
Veja como resolver esse problema com poucos passos (Créditos: Shutterstock)
As meias brancas exigem um certo cuidado na hora da lavagem se você não quiser ficar recomprando o tempo todo. Com o uso constante, elas facilmente ficam com uma coloração amarelada e uma sujeira difícil de remover. Às vezes elas ficam tão sujas que dá vontade de jogá-las fora, não é mesmo?
Mas, saiba que com as dicas corretas é possível resolver o problema e preservá-las sem precisar usar produtos extremamente abrasivos. Além disso, existem erros muito comuns que acabam piorando a situação. Vem conferir as dicas!
O que fazer para salvar as meias encardidas?
A melhor maneira de remover a sujeira das meias é fazendo uma pré-lavagem e, para isso, o bicarbonato de sódio é um ótimo aliado. Você pode aplicá-lo diretamente na peça com um pouco de água quente e deixar agir por alguns minutos antes de colocar na máquina, ou deixá-las de molho em uma bacia grande, utilizando de duas a três colheres de sopa, dependendo da quantidade de meias.
A água quente ajuda a soltar a sujeira ao penetrar no tecido, facilitando a ação do bicarbonato. Além disso, ele também pode ser adicionado diretamente no dispenser da máquina de lavar, junto com o sabão em pó, para potencializar a limpeza.
O bicarbonato não só remove a sujeira como também ajuda a conservar o aspecto original das meias, evitando que fiquem amareladas com facilidade. Isso porque ele libera oxigênio ativo, que contribui para o branqueamento sem danificar as fibras do tecido, ao contrário da água sanitária, por exemplo.
Os erros mais comuns na hora de lavar as meias
Um dos erros mais comuns é não separar as meias para fazer a lavagem. Isso mesmo, não adianta colocar as meias brancas para lavar junto de outras peças e no ciclo normal da sua máquina e esperar que elas saiam limpinhas. Além disso, ao fazer a lavagem separadamente você evita que elas fiquem manchadas, pois até mesmo tons claros podem deixá-las com um aspecto amarelado.
Além de não lavar as meias separadamente, o uso excessivo de sabão, faz com que o resíduo acumule nas fibras e facilita para a sujeira grudar. Se além de não separar as peças você colocar as meias com a máquina muito cheia, saiba que as chances delas saírem como se nada tivesse acontecido é muito alta, pois a máquina não vai pode trabalhar de forma adequada.
Por isso, evite encher o aparelho mais de 70-80% da capacidade, assim a água e os produtos poderão circular livremente. Ah, e nada de esfregar as meias com muita força, pois quando se trata de uma peça com sujeira acumulada, especialmente uma peça branca, nem sempre é a força que resolve, mas sim os truques e métodos certos. Além de ficar cansado, você pode acabar machucando as mãos se usar muita força.
Veja mais:
Se sua mãe não te ensinou, eu te ensino: esse é o segredo para as toalhas ficarem macias e brancas por mais tempo, mesmo na máquina de lavar