Em uma vasilha pequena, para cada 15 g de fermento fresco dilua-o sobre 4 colheres de sopa de leite morno (para saber se o leite não está muito quente coloque o dedo se conseguir ficar por 10 segundos o leite está no ponto).
Misture o fermento com os dedos ou aguarde cerca de 5 minutos.
Em uma bacia grande, peneire a farinha misturada com o sal.
Faça um buraco grande no centro e adicione o fermento dissolvido. Com a ponta dos dedos misture-os até obter uma massa homogênea.
Aos poucos, utilizando o raspador de massa, acrescente à farinha os ingredientes líquidos (ovos, o leite condensado, azeite e o restante do leite).
Misture bem até obter uma massa lisa.
No início a massa ficará lisa, porém macia e pegajosa. Se a massa estiver muito úmida ou grudenta, adicione mais farinha, todavia cuidado com a quantidade de farinha, pois a medida que for sovando a massa, esta tornará menos pegajosa e mais elástica.
Como sovar a massa:
Coloque a massa em uma superfície limpa e enfarinhada. Deixe a massa em um formato arredondado.
Com a palma da mão pressione a massa firmemente no meio e empurre para frente ligeiramente como se estivesse estendendo ou esticando a massa em direção contrária à sua.
Dobre as bordas ou junte as pontas da massa como se estivesse fechando a massa.
Pressione novamente no meio da massa. Gire um pouco a massa.
Continue a abrir e fechar a massa e rodá-la até a massa ficar bem macia e elástica (5 a 7 minutos).
Para verificar se está pronta, belisque a massa entre os dedos, estará pronta se parecer um “lóbulo de orelha.” Se estiver em dúvida, sove mais um pouco.
Após sovada a massa, volte-a para bacia e cubra com um pano de prato úmido e deixe a massa crescer em local quente por 2 horas a 2 horas e 30 minutos, ou até que triplique de volume.
Retire a massa do recipiente, divida em 3 pedaços.
Reserve os 2 pedaços restante em um recipiente e cubra-os com um pano.
Em uma base de trabalho levemente enfarinhada sove um dos pedaços da massa por 15 a 20 segundos.
Com um rolo de macarrão abra a massa firmemente para obter um pão de boa textura, ao rolar o rolo movimente-o do centro para as pontas. A massa deslizará se adicionar muita farinha ou grudará se adicionar pouca farinha.
Após aberta a massa pode-se adicionar algum recheio ou somente modele os pães. Para modelar a massa enrole-a como se fosse um rocambole, corte-a sem puxar dividindo os pães em pedaços iguais.
Unte a assadeira com margarina e farinha trigo ou utilize papel manteiga e coloque os pães modelados.
Cubra os pães com um pano de prato SECO e deixe a massa crescer em local quente, por 1 hora ou até dobrar de volume.
Repita os procedimentos com os outros 2 pedaços da massa restante.
Aqueça o forno por 15 minutos a 220ºC, coloque a assadeira o mais perto o possível do calor, ou seja, para forno a gás coloque na grade mais baixa.
Asse os pães por 25 a 30 minutos ou até ficarem bem dourados.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Fernanda
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.
Mudamos o nome dessa receita! O TudoGostoso se posiciona a favor da igualdade racial e contra qualquer tipo de preconceito, por isso agora essa receita deliciosa se chama Pão do Papai.