2 colheres (sopa) de linhaça dourada batida no liquidificador
2 colheres (sopa) de leite em pó de soja disolvidos em 5 colheres água (levar ao fogo para levantar fervura, para colocar no pão deixe amornar)
3 colheres (sopa) de aveia em flocos médios
2 colheres (sopa) de açúcar branco ou mascavo
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de banha ou manteiga
50 g de passas de uva (envolver bem na farinha de trigo para ficar bem distribuída - 1 colher de sobremesa)
2 colheres (sopa) de canela
Iogurte natural (opcional)
1 colher (sopa) de cacau em pó (opcional) para dar cor
Cerca de 200 ml de água morna (depende da textura da farinha)
Forma untada com banha para assar o pão
Modo de Preparo
Coloque em um recepiente médio de vidro ou plástico o fermento o açucar, 50 ml agua morna ou um pote peq. de iogurte natural misture tudo e deixe crescer até a metade do recepiente.
Misture todos os ingredientes secos em outro recepiente após acrescente o fermento crescido e os demais ingredientes sendo a agua aos poucos para ficar em ponto firme e não duro.
Se precisares mais, coloque aos poucos, sempre misturando para sentir a textura. Coloque a massa na bancada da pia ou outra e sove bem a massa.
Sinta ela despreender das mãos, quanto mais trabalhar a massa mais macia ficará. Pode separar a massa em porções menores (tipo pão francês) ou dividir em 2 a massa para direto na forma de pão média (a quantidade de massa para a forma é de metade da forma, após separar procure bolear a massa colocando em baixo da mão e dando o formato desejado.)
Deixe crescer até dobrar.
Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média por 30 a 40 minutos, mas não facilite pois depende do forno ser mais rápido, após 20 minutos é sempre bom observar o seu pão como está a cor e espentar um palito para sentir se a massa ainda está úmida ou quase seca, as vezes um pouco mais para dourar mas dependendo ele fica branquinho mesmo pois é um pão com pouco açúcar
Atenção, não abra o forno rápidamente para não baixar a massa.
Retire do forno, deixe a forma sobre as grades do fogão a esfriar.
Após se preferir podes congelar terá melhor aproveitamento.
Pode aquecer por segundos no micro-ondas e lembre-se para congelar sempre separados e depois congelados coloque em potes ou sacos plásticos.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
liane barbosa
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].