Ingredientes (10 porções)
-
250 g de milho de canjica branca
-
1 litro de água
-
2 xícaras de leite
-
1/2 lata de leite condensado
-
1/2 xícara de açúcar
-
1/2 xícara de amendoim
-
1 pitada de sal
-
2 canelas em rama médias
-
5 cravos-da-índia
Modo de preparo
- 1
Deixe a canjica de molho na água, de véspera, em uma bacia.
- 2
Cozinhe a canjica na própria água do molho na panela de pressão por 30 minutos.
- 3
Enquanto isso, torre o amendoim em uma panela ou frigideira, em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de cabo branco (estará no ponto quando o amendoim estiver estalando e se abrindo no meio, enquanto solta a pele, levará 5 a 7 minutos).
- 4
Bater este amendoim torrado, com a pitada de sal e uma xícara de leite, no liquidificador, até desfazer o amendoim.
- 5
Caramelizar em uma leiteira a 1/2 xícara de açúcar, e em seguida jogar 1 xícara de leite em cima.
- 6
Mexer até desmanchar o torrão de caramelo que terá se formado, em fogo baixo (para que o leite não derrame).
- 7
Quando a canjica já tiver sido cozida na pressão, colocar na panela o leite condensado, o leite batido com amendoim, o leite com caramelo, as canelas e cravos.
- 8
Cozinhar por mais 25 a 30 minutos.
- 9
Provar o caldo, e se achar que está pouco doce, adicionar mais açúcar.
- 10
Se achar que ficou com pouco caldo, adicionar mais leite, e se quiser a canjica mais macia, adicionar mais água (todos estes detalhes são a gosto).
- 11
Atenção: Quando esfriar ou mesmo gelar, o caldo ficará mais espesso, e em menor quantidade.
- 12
Servir regado com mais leite condensado.