• Entrar
  • Cadastrar
Chimarrão
Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
4.3 / 5 (10 avaliações)
Ver todos os 19 comentários
Assistir : Chimarrão Video 1 de 1
@ Nanny Morticia
@ Pamela Cavalli
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
Icone flèche
Icone flèche
Compartilhar
Imprimir
b
Por Beatriz de lima

O chimarrão é uma bebida tradicional e popular na cultura sul-americana, especialmente no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Feito com erva-mate, o chimarrão é apreciado por seu sabor único e suas propriedades estimulantes, sendo uma bebida reconfortante e social que é compartilhada em rodas de chimarrão, promovendo momentos de convívio e amizade. Para preparar o chimarrão, é necessário ter uma cuia (recipiente tradicional), uma bomba (espécie de canudo com filtro na ponta), erva-mate e água quente, mas não fervente. O preparo do chimarrão requer um processo especial para garantir o sabor e a temperatura adequados da bebida. Além disso, a cerimônia do chimarrão também inclui certas práticas sociais e de etiqueta que tornam a experiência ainda mais especial. Descubra o prazer de preparar e saborear o chimarrão e permita-se mergulhar na rica cultura e tradição sul-americana associada a esta bebida. Desfrute de momentos de convívio e amizade em torno desta bebida reconfortante e estimulante, e compartilhe momentos especiais com seus amigos e familiares.

Ingredientes (1 porção)

  • ervas2/3 de uma cuia de erva-mate
  • águaágua

Modo de preparo

Modo de preparo :
  1. 1

    Encha dois terços de uma cuia (vasilha onde se toma o chimarrão) com o mate.

  2. 2

    Depois, faça um montinho em um dos lados da cuia e despeje água morna ou quente até a boca.

  3. 3

    Espere 5 minutos antes de beber para dar tempo da erva inchar.

  4. 4

    O primeiro gole deve ser cuspido pois sempre vem com um pouco do pó do mate.

  5. 5

    Se quiser repetir, não precisa colocar mais mate, basta encher a cuia de água novamente.

Informações adicionais

Você sabia que existe um dia do chimarrão? Isso mesmo! Dia 24 de abril comemora-se o dia do chimarrão, essa bebida deliciosa à base de erva-mate superconsumida na região Sul do país. Quer saber mais curiosidades sobre esse dia? Confira no blog do TudoGostoso e surpreenda-se!

E a culinária gaúcha não se resume somente a isso! A região Sul possui diversos pratos deliciosos e fáceis de serem preparados. E aqui no TudoGostoso você aprende sobre alguns deles. Confira no blog 10 pratos da culinária gaúcha e tente fazer aí na sua casa!

O chimarrão pode ser consumido em qualquer época do ano, mas é no inverno que ele brilha! Por ser uma bebida quentinha, nada mais gostoso do que prepará-lo para afastar o frio. E se você procura outras bebidas quentinhas e deliciosas confira no TudoGostoso uma lista maravilhosa!

Veja mais:

Bebidas típicas de 8 países: confira

Bebidas: harmonização com pratos deliciosos

Categorias relacionadas

Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.