Adentre o mundo encantado dos sabores marinhos com esta deliciosa receita de caranguejo cozido carioca com um pirão delicioso. Encontrado em todos os oceanos do planeta, em regiões de água doce e em terra, o caranguejo é um tesouro gastronômico amado por sua carne tenra e sabor encorpado, enquanto o pirão, um acompanhamento tradicional brasileiro, complementa este prato com sua textura cremosa e rica em sabor. Juntos, eles formam uma sinfonia de aromas e paladares que nos transportam para a beira do mar, onde a brisa salgada e os sons das ondas embalam os sentidos. Nesta receita, desvendaremos os segredos para cozinhar o caranguejo de forma a preservar sua suculência e sabor característicos, além de ensinar a preparar um pirão sedoso e reconfortante que harmoniza perfeitamente com a carne delicada do crustáceo. Prepare-se para uma experiência gastronômica imersiva que captura a essência do oceano e celebra a culinária costeira de maneira memorável e deliciosamente autêntica. Coloque os aventais, ajuste os chapéus de cozinheiro e mergulhe de cabeça nessa jornada culinária que irá conquistar seu paladar.
Ingredientes (8 porções)
8 caranguejos (1 corda)
2 xícaras de coentro
2 xícaras de tomate
2 xícaras de cebola
1 xícara de pimentão
4 dentes médios de alho picado
2 xícaras de extrato de tomate
1 colher (sopa) de azeite
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- 1
Para abater o caranguejo
Segure o caranguejo pelas costas, use uma faca pequena de lâmina, introduzindo pela boca do caranguejo, até alcançar o fim do casco. Aguarde alguns minutos, até que esteja totalmente abatido.
- 2
Para limpar o caranguejo, use uma faca de lâmina e raspe todo o pelo do caranguejo.
- 3
Use uma pequena escova para limpar todo o caranguejo. Há uma parte, similar a uma tampa, embaixo do caranguejo, que deve ser removida.
- 4
Em uma panela grande (que caibam todos os ingredientes e o caranguejo) coloque o azeite, a cebola e o alho.
- 5
Doure e acrescente o tomate, o pimentão, o sal e a pimenta-do-reino. Adicione um pouco de água, para não secar.
- 6
Adicione o extrato de tomate.
- 7
Acrescente os caranguejos e encha a panela de água, até que os caranguejos fiquem totalmente cobertos pela água. Verifique o sal novamente.
- 8
Deixe cozinhar por 45 minutos.
- 9
Quando estiver pronto, tire do fogo e acrescente o coentro.
- 10
Pirão:
Retire o caldo do caranguejo depois de pronto: a cada 500 ml de caldo, 1 xícara de farinha de mandioca.
- 11
Leve ao fogo numa panela o caldo, e vá adicionando a farinha aos poucos, sempre mexendo com uma colher em sentido giratório.
- 12
Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por 1 minuto e retire do fogo.
- 13
Sirva com arroz branco e pirão, feito com o caldo do caranguejo.
Informações adicionais
O carangueijo é um crustáceo delicioso e cheio de benefícios para a saúde. Mas você sabe a diferença entre siri e carangueijo? Saiba mais no blog!