Ingredientes (2 porções)
Massa
-
1 kg de farinha de trigo peneirada
-
60 g de fermento biológico
-
3/4 colher de sopa rasa de sal
-
2 colheres de sopa de açúcar
-
1 colher de sopa de orégano
-
1 ramo de alecrim fresco
-
400 ml de leite tipo A morno
-
1 tablete de manteiga sem sal
-
Água morna para ajustar a consistência
Recheio
-
300 g de carne de sol socada no pilão ou no processador.
-
250 g de mussarela de búfala ralada
-
3 gomos de lingüiça calabresa defumada ralada com 1 colher de sopa de farinha de trigo
-
Cebola picada a gosto
Modo de preparo
- 1
Em uma vasilha, dissolva o fermento com uma colher de sopa de açúcar e uma xícara de farinha de trigo. Acrescente uma xícara de café do leite morno e mexa até que tudo esteja dissolvido. Essa será a base da massa (esponja). Cubra a vasilha com papel filme e reserve até que dobre de tamanho.
- 2
Enquanto isso, prepare o recheio.
- 3
Recheio:
Aqueça o azeite junto com o ramo de alecrim. Quando estiver borbulhando, retire o alecrim e frite a carne de sol até ficar tostadinha. Acrescente a cebola e refogue até ficar macia.
- 4
Reserve. Esse será um dos recheios das três partes da trança.
- 5
É hora de preparar a massa.
- 6
Massa:
Forme um vulcão com a farinha e acrescente o preparado do fermento (esponja), o sal, a manteiga e o restante do açúcar. Misture bem e adicione o leite morno aos poucos. Se necessário, corrija a consistência com água morna. É importante amassar bastante para que todos os ingredientes sejam incorporados e o pão fique macio. Ao final do processo, acrescente o orégano.
- 7
Montagem:
Divida a massa em três porcões iguais e abra-a em forma de retângulo com rolo de macarrão. Cada porção irá render dois rolos da trança e receberá um tipo de recheio: mussarela, refogado de carne ou lingüiça.
- 8
Coloque o recheio na borda do retângulo e faça um rocambole. Depois de finalizado os três rolos, com cuidado, corte-os na metade no sentido longitudinal.
- 9
Separe 3 partes de sabores diferentes e forme a trança. A receita rende 2 tranças.
- 10
Unte uma assadeira com manteiga e farinha de trigo. Regue a massa com um pouco de azeite salpique um pouco de farinha por cima.
- 11
Leve ao forno pré-aquecido. Suas tranças estarão prontas quando estiverem coradas por cima (cerca de 40 minutos).
