Ingredientes (5 porções)
-
1 kg de frango, coxa e sobre coxas cortados tipo à passarinho (de preferência caipira)
-
2 1/2 xícaras de arroz lavado
-
1 cebola grande picada bem pequeno
-
4 dentes de alho picados
-
2 tomates picados
-
2 cenouras médias picadas
-
1 caldo de galinha
-
Azeitonas a gosto
-
5 talos de salsão picados
-
1 lata de milho verde
-
1/2 colher (sopa) de sálvia (pode usar outra erva de sua preferência)
-
Suco de 1 limão
-
1 dose de cachaça
-
Azeite de oliva
-
Pimenta de cheiro e sal a gosto
-
Cheiro verde a gosto para salpicar
-
Água
Modo de preparo
- 1
Lave bem o frango.
- 2
Em uma panela com água (para cobrir o frango), o suco do limão e a dose de cachaça cozinhe o frango até ferver, deixe mais 5 minutos fervendo e retire da panela.
- 3
Dispense a água que ficou com a gordura em excesso do frango.
- 4
Em uma panela grande (de preferência de barro) refogue a cebola em azeite de oliva até ficar meio queimadinha, acrescente o alho e deixe dourar, acrescente o frango e deixe dourar.
- 5
Quando estiver douradinho e macio acrescente a cenoura picada, o salsão, a sálvia, a pimenta e o caldo de galinha esfarelado.
- 6
Deixe dar uma refogada tudo junto, depois acrescente o tomate picado e deixe até quase desmanchar.
- 7
Prove e acerte o sal a seu gosto pensando no arroz que virá após.
- 8
Acrescente o arroz e deixe refogar, acrescente água fervendo para cozinhar o arroz, dê uma mexida e deixe cozinhar.
- 9
Se necessário pingue água quente para cozinhar, sempre mexendo o fundo para não grudar (como um risoto).
- 10
Quando o arroz estiver quase cozido acrescente o milho e as azeitonas, misture e espere até o arroz ficar no ponto.
- 11
Salpique com cheiro-verde, dê uma leve misturada, abafe a panela, deixe descansar por uns 10 minutos e sirva.
