Bater tudo no liquidificador e acrescentar água, levemente morna, até chegar a 1.750 ml.
Colocar em recipiente de vidro, plástico ou inox e deixar fermentar.
Após crescer, misturar bem e separar 500 ml para a próxima vez que for usar. Guardar na geladeira.
Pão:
Em uma bacia grande colocar 1 xícara (240 ml) do fermento que restou (passado por peneira para retirar os resíduos da batata), 2 ovos batidos e farinha de trigo até deixar na consistência de massa de bolo. Misturar bem. Deixar crescer bem. Reservar o fermento que sobrou.
Adicionar mais 2 xícaras (480ml) de fermento reservado passado por peneira, acrescentar mais 2 ovos batidos e 1 xícara de açúcar (pode ser um pouco menos). Adicionar mais farinha de trigo, até ter novamente a consistência de massa de bolo. Deixar crescer. Descartar o que restou do fermento reservado.
Acrescentar 1 colher sopa de sal, bem cheia, aproximadamente 1/2 xícara de banha e farinha de trigo até deixar a massa pronta para cilindrar. Cilindrar bem, no mínimo 60 vezes. Modelar. Pode-se dividir a massa em 5 porções de aproximadamente 550 g, modelar. Deixar crescer até quase triplicar o volume.
Assar em forno médio.
Informações Adicionais
Para iniciar o fermento é necessário já ter a matriz. Para iniciar do zero é preciso um pouco de paciência.
Liquidificar 3 batatas inglesa com 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal e água morna até completar 1,5 l. Colocar em um vidro grande ou recipiente (que não seja alumínio ou ferro) e deixar em um local aquecido (levemente) até ocorrer a fermentação, que demora alguns dias. Após fermentar, misturar bem, mexendo com uma colher. Reservar 500 ml, descartar o restante. Acrescentar, ao que foi reservado mais 3 batatas inglesas médias picadas, 3 colheres de sopa de açúcar e uma colher de sopa de sal e água morna até completar 1,75 l. Liquidificar. Voltar para o recipiente e deixar fermentar. Após esta fermentação seguir os passos da receita
Este é o legítimo pão colonial, feito até os dias de hoje, nas regiões de imigração italiana. É ótimo: seu cheiro, sabor e maciez não de comparam aos feitos com fermento biológico.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
MARTA CORADINI
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].
Posso fazer sem ovos?
valeu a receita
Este é o legítimo pão colonial, feito até os dias de hoje, nas regiões de imigração italiana. É ótimo: seu cheiro, sabor e maciez não de comparam aos feitos com fermento biológico.