Ingredientes (18 porções)
Massa
- 2 ovos
- 1 copo (200 ml) de leite morno
- 2 tabletes de fermento para pão, ou um envelope
- 2 colheres (de sopa) de margarina ou manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2/3 copo de maisena
- aproximadamente 300 g de farinha de trigo
- queijo parmesão ralado
Recheio (sugestão)
- 400 g de presunto
- 350 g de queijo mussarela
- orégano
Modo de preparo
- 1
Recheio:
Pique o presunto e a mussarela em cubinhos bem pequenos (se estiverem fatiados, pique em quadradinhos). Coloque numa vasilha e tempere com o orégano. Reserve.
- 2
Massa:
Bata por um minuto no liquidificador os ovos, leite, fermento, manteiga, sal e açúcar.
- 3
Coloque a mistura em uma vasilha e adicione a farinha de trigo e a maisena ao poucos, até formar uma bola. Se precisar, coloque mais farinha, mas misture aos poucos, devagar, para que a farinha absorva todo o líquido.
- 4
Deixe a massa descansar dentro do micro-ondas (desligado) por 40 minutos.
- 5
Depois do descanso, divida a massa ao meio (pois a receita rende 2 baguetes), abra com o rolo, passe margarina ou manteiga (como se fosse untar a massa) e acrescente o recheio.
- 6
Enrole as baguetes (como um rocambole) e faça cortes transversais na parte de cima. Polvilhe orégano e/ou queijo parmesão e coloque no forno a 200°C (preaquecido). Deixe assar por cerca de 40 minutos, até dourar.
Informações adicionais
Dicas: Troque o recheio por refogado de calabresa, cebola, salsa e alho OU refogado de calabresa, cebola, alho e escarola OU frango desfiado com catupiry OU queijo branco e peito de peru. Polvilhe a baguete com orégano, queijo parmesão ou gergelim (branco ou preto). Quanto menos farinha, mais leve e fofo o pão ficará. Por isso, a quantidade de farinha não é precisa. Coloque a farinha aos poucos, para formar um mingau primeiro. Depois, acrescente mais, bem devagar. Esta dica é valiosa: não deixe mais de 40 minutos descansando pois o tempo de fermentação é sempre de 40 em 40 minutos, para qualquer massa. A margarina ou manteiga que se coloca na massa aberta é para folhear a massa. O recheio deve ser utilizado sempre frio, para não interferir no cozimento do pão.