Ícone do blog TudoGostoso
Blog
  • Ícone de receitas favoritadas
    Receitas favoritas
  • Foto do usuário

Pão caseiro light da Monka

2 5.0
Avalie essa receita
  • Imagem enviada por LESSANDRA KENGEN
  • Imagem enviada por Mônica e Maurício
  • Imagem enviada por Eliane Aparecida Salamoni
Preparo
Rendimento 12 porções
Comentários 4

Ingredientes

  • 3 tabletes (ou 45 g) de fermento biológico
  • ½ colher sopa adoçante dietético pó (tipo “Tal e Qual”)
  • 1 e 1/2 colher café (aquela pequenininha mesmo) de sal light
  • 30 ml de água morna – Isso mesmo, só um “tiquinho”
  • ½ xícara (ou 100 ml) de leite desnatado morno
  • 4 colheres de sopa (ou 100 g) de margarina light com sal
  • 550 g de farinha de trigo integral
  • 3 ovos inteiros

Modo de Preparo

  1. Bata manualmente por 30 segundos e, em seguida, no liquidificador, por 20 segundos, na velocidade máxima, todos os ingredientes, exceto a farinha.
  2. Retire a mistura do liquidificador e despeje-a numa vasilha de boca larga.
  3. Adicione, aos poucos, a farinha, sempre misturando e mexendo com as mãos. O ponto correto é quando a massa não gruda nas mãos.
  4. Em seguida, espalhe um pouco de farinha de trigo numa superfície lisa (mármore, granito, aço inox, etc), retire a massa da vasilha, faça um bolo uniforme e sove-o bastante. Esprema, amasse, aperte, misture, jogue contra a superfície, no mínimo por 5 minutos.
  5. Agora que ela já “apanhou”, deixe-a descansar por uma hora na mesma vasilha que você utilizou antes (lavada e seca). Cubra a vasilha com um pano de prato (que não seja tipo toalha) – um pano de prato de algodão. A massa deverá dobrar de volume e criar bolhas. Não tenha pressa! Você vai gostar do resultado.
  6. Agora, unte uma assadeira com uma quantidade mínima de margarina light ou azeite de oliva extra virgem (somente para os pãezinhos não grudarem) e reserve.
  7. Molde os pãezinhos ao seu gosto (tipo broa, pão francês etc) e coloque-os na assadeira. A receita rende mais ou menos 10 a 12 pãezinhos, a depender do formato que você preferir. Use uma lâmina (gilete) para fazer uns cortes finos e superficiais na parte superior dos pães. Se é sua primeira receita, experimente fazer os pães com formatos diferentes para decidir, depois, qual o preferido.
  8. Cubra a assadeira com aquele pano de prato de algodão não atoalhado e deixe descansar por mais 15 a 20 minutos. Vai continuar crescendo.
  9. 5 minutos antes de terminar esse novo descanso, acenda o forno e deixe aquecendo a uma temperatura de 230º C (se seu forno não tem termômetro ou termostato regulado, use a regulagem média-alta).
  10. Uma vez que o forno esteja aquecido, coloque a assadeira com os pãezinhos e diminua a temperatura para 180º C, ou regulagem média. Deixe assim por 15 minutos.
  11. Depois desses 15 minutos, aumente a temperatura do forno para 230º C ou regulagem média-alta e aguarde mais 17 a 20 minutos. Observe até que os pãezinhos estejam corados como você gosta (mais ou menos “moreninhos”). O tempo certo vai depender do formato que você deu aos pães. Anote esse tempo para poder repetir, pois você vai repetir!
  12. Durante a operação no forno, seus pãezinhos vão crescer ainda mais um pouco.
  13. Retire a assadeira do forno tão logo seus pães estejam corados como você gosta. Pronto. Aproveite e nos mande seus comentários! Bom apetite.
  14. Se o seu forno tem “grill” (aquele aquecimento superior) você pode ligá-lo 2 minutos antes dos pãezinhos ficarem prontos, a fim de que a casca fique mais crocante. É uma questão de preferência.
  15. Se seu forno for pequeno (tipo forninho elétrico) e não couber todos os pãezinhos numa única fornada, não há problema. Coloque o que der na primeira e mantenha os outros descansando. Quando terminar a primeira fornada, repita os procedimentos a partir do item 10 do “Modo de Preparo”.
  16. Experimente também, com alguns pãezinhos, antes de levá-los ao forno, pincelar com um pouquinho de gema de ovo. Eles ficam mais corados, mas menos crocantes. Novamente, é uma questão de preferência. Faça isso somente com alguns e observe o que mais lhe agrada.

PELA WEB

Comentários

  • Meu pao ficou pesado. O que vc acha que pode ter acontecido?

    • Olá, Andreia. Obrigada pelo seu comentário. Desculpa por só estar enviando a resposta agora, mas perdi a referência do site e da receita que enviamos. Agora, conseguimos localizar. Então, vamos lá. Essa receita não irá reproduzir o pãozinho da padaria, mas um pão mais encorpado com aproximadamente 25 a 35% de peso a mais. Mas não se espera que ele fique muito pesado. O ingrediente responsável pelo "peso" do pão é o fermento, que gera aquelas bolhas quando a massa está crescendo. Ele é o responsável pela aparência "esburacada" do miolo do pão depois de pronto. Quantidades insuficientes ou exageradas de fermento poderão resultar em resultados inesperados. Além disso, a qualidade do fermento também conta. Não estou dizendo que você utilizou um fermento de baixa qualidade, mas um fermento de qualidade diferente daquele que usei quando preparei a receita. Sugiro medir bem a quantidade de fermento e testar o produto de um outro fabricante. Espero ter ajudado. Abraços. Mônica e Maurício

  • Achei que ficou um pão pesado. O que vc acha que pode ter acontecido?

  • Oi Monika. Hoje eu resolvi fazer o seu pão. Estou acostumada a fazer pão integral e não acreditei quando a massa logo desgrudou da minha mão. Sovei bastante e gostei mto do resultado. Mas achei que seu pão ficou bem mais clarinho e lisinho que o meu. (Mandei as fotos). Estou pensando em da próxima vez, diminuir um pouco a farinha e colocar um pouco de linhaça e farelo de aveia, mas quero continuar a mantê-lo suave como está. Obrigada por divulgar a receita. Fazia tempo que estava procurando. Será que vc sabe dizer pq seu pão ficou tão clarinho? Abraçosssss!!!!

    • Olá, Lessandra. Obrigada pelo seu comentário. Desculpa por só estar respondendo agora, mas tinha perdido a referência do site e da receita que enviamos. Só agora encontrei. Mas, vamos lá! A coloração, o sabor e o aroma do pão dependem de uma reação química chamada reação de Maillard. Além de outros fatores, como as quantidades de açúcares e aminoácidos presentes na massa (balanceamento exato dos ingredientes), a temperatura é que dispara a reação. Procuramos informar temperaturas as mais exatas possíveis em nossa receita. Penso que se você testar com temperaturas diferentes das que utilizou na primeira tentativa, irá obter resultados também diferentes. Temperaturas maiores fazem o pão ficar mais moreninho e aromático e vice-versa. Espero ter auxiliado. Abraços. Mônica e Maurício

  • adorei a receita :D otima nota10!!!!

Ver mais