Ingredientes (12 porções)
-
800 g de aipim descascados (mandioca)
-
1 caixinha de creme de leite
-
2 ovos
-
Sal a gosto
-
150 g de queijo parmesão ralado (dê preferência ralar em casa)
-
1 kg de carne seca
-
1/2 cebola pequena picada
-
1 colher de sopa de óleo
-
2 tomates sem sementes
-
2 colheres de molho de tomate
-
1 pimentão pequeno
-
Coentro ou salsa a gosto
-
Azeitonas picadas a gosto
-
200 g de catupiry cremoso
Modo de preparo
- 1
Massa:
Cozinhe o aipim (mandioca) em água e sal.
- 2
Amasse-os com um garfo e coloque numa tigela. Junte 1 gema, 2 claras, 100 g de queijo parmesão, um pouquinho de salsa ou coentro e o creme de leite
- 3
Misture tudo e reserve.
- 4
Um bom aipim cozinha em menos de 30 minutos e enquanto isso cozinhe a carne seca.
- 5
Recheio:
Deixe a carne seca de molho por 24 horas (de véspera), fazendo a troca de água umas 5 vezes.
- 6
Escorra a água e cozinhe em panela de pressão por 20 minutos, com pouca água. Escorra a água. Deixe esfriar a carne seca e desfie.
- 7
Refogue no óleo, a cebola, o tomate, o pimentão e a azeitona por uns 5 minutos e acrescente o molho de tomate, a salsa ou coentro. Se for necessário, sal a gosto. Deixe no fogo por mais ou menos 5 minutos, mexendo sempre. Depois retire os temperos, como tomate, cebola e pimentão.
- 8
Montagem:
Coloque metade da massa em um pirex, depois o recheio, depois o catupiry (bate com um garfo, antes, para espalhar melhor) e cubra com o restante da massa.
- 9
Pincele com 1 gema e uma pitadinha de sal. Polvilhe queijo parmesão e leve ao forno em temperatura de 180ºC por 15 a 30 minutos, até dourar.
- 10
Sirva quente.





















