Cozinhe o pinhão em uma panela de pressão até que fiquem moles (a água deve cobri-los ficando uns 2 dedos de reserva para não secar).
Após isso abra-os cortando ao meio (de cima para baixo). Retire a casca e coloque as 2 metades numa tigela com 2 colheres de azeite de oliva e uma pitada de sal.
Carnes:
Corte todas as carnes em pequenos cubos, o bacon em pequenas tiras e a linguiça em rodelas finas. Para tirar o cheiro do frango tempere com sal e com o limão. A carne de gado não coloque sal.
Dica: todos deverão ficar em temperatura ambiente. Reserve todos.
Complementos:
Pique os tomates, cebolas, pimentões, alho em tamanhos pequenos lembrando de retirar as sementes de todos, inclusive o talo do centro do alho. Reserve todos.
Cozinhando:
Num disco sobre um fogareiro com uma grande chama insira na seguinte ordem:
Aqueça o óleo de cozinha.
Frite o bacon e as lingüiças e com uma espátula ou colher de pau empurre-os para a borda do disco quando pegarem uma cor (não deixe ressecar).
Frite o frango e quando pegar cor faça o mesmo que o bacon. Se aparecer água durante o preparo retire com uma concha e reserve para usar no final.
Frite a carte e retire o líquido também se aparecer (reserve). Depois que pegar cor acrescente o sal sobre ela e empurre para a borda.
No centro que ficou coloque o tomate, cebola, pimentão, alho e frite-os. Quando a cebola começar a dourar com a espátula misture tudo dentro no disco e reduza o fogo.
Se existir, acrescente a água do frango e da carne (que estavam reservadas) e o pinhão cozido.
Mecha tudo e experimente o sal acrescentando se necessário.
Com tudo bem quente acrescente a cebolinha e sirva com arroz branco e salada de tomate com cebola.
Se levar para a mesa coloque num rechaud para manter aquecido ou um fogareiro sob o disco que também fica muito bom. Se sobrar retire do disco para não pegar o gosto do ferro.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Ricardo Santana
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.
Mudamos o nome dessa receita! O TudoGostoso se posiciona a favor da igualdade racial e contra qualquer tipo de preconceito, por isso agora essa receita deliciosa se chama Entrevero de Pinhão.
Igor! Respostas grossas como a da Elaine são ,infelizmente,comuns. Veja a reposta da Kelen-24/06/14,completa e educada.Paulo W.
delícia
Pinhão é a semente do pinheiro, muito prestigiada no sul do país.
eu amo essa comida, eu ainda coloco pernil de porco! fica mara!!
eu faço com pernil de porco também!! e mara!!!
maravilhoso, o passo a passo da receita e o sabor. Hummm. . Parabéns! nota 10
Uma delicia! Nada melhor que pinhão nesse frio do sul.
Boa pergunta!!! aqui na minha cidade ainda não vi isso não
Servir com pao???
pinhão geralmente é consumido em festas juninas, quermesses... come se cozido... ainda não fiz a receita mas acredito q fique muito bom!!!!