Ingredientes (6 porções)
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola
- 2/3 xícara (chá) de mussarela de búfala (ou 3 bolas de mussarela de bufala) cortada em pedaços
1 maço pequeno de rúcula
Tomate cereja a gosto
- 1,5 litros de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva uns 2 cubinhos)
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco de sua preferência
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- 1
Leve uma leiteira com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo.
- 2
Em uma tábua, pique a cebola e a mussarela de búfala. Corte o tomate.
- 3
Enquanto o caldo aquece, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até que fique transparente.
- 4
Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue mexendo sempre.
- 5
Adicione o vinho e misture bem até evaporar
- 6
Quando o vinho secar, acrescente o caldo de legumes ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto.
- 7
Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto.
- 8
Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem.
- 9
Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
- 10
Quando o risoto estiver no ponto, junte o parmesão e a mussarela de bufala . Misture bem e desligue o fogo.
- 11
Coloque as 2 colheres (sopa) de manteiga restantes e as folhas de manjericão sem misturar. Tampe a panela.
- 12
No momento de servir, acrescente a rúcula e o tomate cereja e misture bem. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora e sirva imediatamente.