Ingredientes (8 porções)
-
300 g de carne em cubinhos, de preferência músculo
-
3 litros de água (depois será preciso acrescentar mais um pouco)
-
3 cenouras
-
3 folhas de acelga
-
3 tomates bem maduros, sem as sementes e sem a pele; se quiser acentuar o sabor do tomate, pode colocar 4
-
3 folhas de alho poró, prefira as maiores, com a parte verde grande ou, se encontrar pequenos (é difícil) pode usar um inteiro
-
3 batatas
-
3 dentes de alho, de preferência o roxo
-
600 g de abóbora seca bem madura
-
300 g de cebola
-
Sal, pimenta-do-reino e outros temperos que preferir, um pouco de ervas da Provença fica muito bom
-
1 pedaço de salsão (aipo), se quiser
Modo de preparo
- 1
Faça seu caldo de carne colocando a carne em uma panela de 2 litros ou mais. Coloque sal, pimenta-do-reino (opcional), meia cebola cortada em quatro, um pedaço de salsão (opcional) e um dente de alho sem casca e ligeiramente amassado com o lado da faca (apoie uma faca grande sobre o alho e dê uma batida com a mão).
- 2
Ou então deixe o alho inteiro. Se quiser, acrescente outros temperos, a seu gosto. Coloque um litro e meio de água e cozinhe por cerca de 20 minutos, retire os ingredientes sólidos e está pronto um caldo de carne nutritivo, saboroso e sem venenos químicos.
- 3
Em outra panela (eu uso uma de cinco litros, pois a sopa será bem servida), coloque o restante da água e ponha no fogo. Corte todos os outros ingredientes em pedaços mais ou menos grandes e coloque na panela, começando com os de cocção mais lenta, como os tomates, as cenouras e assim por diante, terminando com as batatas.
- 4
Para retirar a pele dos tomates, evitando agrotóxicos, mergulhe-os em água fervendo por dez segundos, depois em água fria. A pele sairá facilmente. As sementes também devem ser retiradas para não ficarem boiando e enfeiando a sopa.
- 5
Acrescente o caldo de carne e, se necessário (sempre é) mais um pouco de água. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Passe tudo no liquidificador e retorne à panela. Deverá ficar uma sopa um pouco cremosa, mas sem ser pastosa. Prove e acerte os temperos.
- 6
Para acompanhar, fica bom torradinhas pequenas com manteiga (não margarina) salgada ou requeijão. Ou então qualquer outra coisa que goste, como biscoitos salgados.
Informações adicionais
A sopa é leve e nutritiva, contendo todos os elementos que um organismo precisa para se nutrir e pode ser preparada por qualquer pessoa. Os ingredientes foram especificados de três em três ou múltiplos de três, mas isso não é obrigatório, pois não tem mágica nenhuma. Mais duas observações: os ingredientes variam de tamanho e estou considerando um tamanho médio, nem muito grandes nem muito pequenos. Evite os legumes e vegetais exageradamente grandes pois geralmente lhes falta sabor e nutrientes. Evite também os "cubinhos" de caldo e os temperos prontos.