Misture o rum com um pouco de água, mais ou menos na mesma proporção da dose, cuidando para que não fique muito forte.
Coloque as uvas passas de molho por mais ou menos 1 hora, depois escorra e reserve a mistura da água com rum.
Bata no liquidificador, as nozes, as uvas passas escorridas e o leite condensado, leve ao fogo em uma panela para cozinhar, quando começar a desgrudar do fundo da panela (não pode ficar num ponto muito grosso) retire do fogo e reserve até amornar.
Deixe o creme de leite na geladeira, de preferência de um dia para o outro, escorra o soro e coloque o creme de leite numa batedeira, junto com as 4 colheres de sopa de açúcar e a manteiga, bata em velocidade média a alta, até formar um creme encorpado, tipo chantilly.
Cuidado para não perder o ponto, se bater demais, o creme desanda e vira manteiga.
Depois de batido leve para a geladeira para que ele endureça um pouco e fique fácil de espalhar (ele endurece um pouco devido à manteiga).
Montagem:
Na mistura de rum com água (se achar que ficou muito forte coloque um pouco mais de água) molhe as bolachas uma a uma, cuidado porque ela amolece muito rápido se deixada na mistura, portanto molhe e forre o fundo de um pirex de aproximadamente 40 cm de comprimento.
Por cima das bolachas, coloque uma camada do creme de nozes com uvas passas, e uma camada do creme chantilly (feito com o creme de leite).
Repita as camadas e a última tem que ser com o creme chantilly.
Decore com nozes e uvas passas, cubra com filme plástico e leve à geladeira. Sirva pelo menos umas 3 horas depois, para ele ficar bem geladinho!
Essa receita está na minha familia há mais de 30 anos!
Esse pavê é de comer de joelhos e apesar do nome, pode ser feito em qualquer época do ano.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
marcia maia
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.
Mudamos o nome dessa receita! O TudoGostoso se posiciona a favor da igualdade racial e contra qualquer tipo de preconceito, por isso agora essa receita deliciosa se chama Pavê de ano novo.