Certamente há na sua casa uma panela largada no fundo do armário porque está manchada com gordura queimada. Basta um pouco de óleo escorrer para fora na hora de cozinhar que isso acontece. Talvez você já até tenha tentado remover as manchas do jeito tradicional, usando água, detergente e palha de aço, mas depois de fazer muita força, a gordura queimada continua lá. Acertei?
Isso também costuma acontecer com formas que vão ao forno. Se um preparo mais gorduroso passar do ponto, como um frango assado que solta bastante óleo, o recipiente fica impregnado e queimado. Às vezes o utensílio é até novo, mas por conta da gordura fica logo com aspecto de velho. Decepcionante, né?
Hoje você vai aprender a se livrar da gordura queimada de panelas e formas de alumínio sem sofrimento. Chega de gastar muque! Apenas um ingrediente inusitado é capaz de remover toda a sujeira de um jeito superfácil. Veja como fazer!
Panelas manchadas de gordura queimada ficam como novas com esse truque
Como remover gordura queimada de panelas e formas sem esforço?
A dica é um tanto quanto inusitada, mas o produto que vai permitir que você se livre da gordura queimada de panelas e formas sem fazer nenhum esforço é a acetona! Sim, o removedor de esmaltes também pode ser um aliado na cozinha.
Tudo o que você vai precisar fazer é despejar a acetona diretamente sobre a panela ou forma manchada e usar uma palha de aço apenas para fazer atritos e remover a gordura queimada. Note que não será necessário fazer força. Apenas o peso da mão é o suficiente para ir limpando. Impressionante, não é?
A acetona é um líquido que evapora muito rápido. Por isso, ao longo da limpeza, vá aplicando mais produto sobre o utensílio. Se preferir, pode usar um borrifador para facilitar o processo ou apenas derrame a acetona da garrafinha em que já vem. Em poucos minutos a sua panela estará brilhosa, limpa e parecerá como nova. Vale a pena fazer o teste, viu?
Depois de remover toda a gordura impregnada, lave normalmente a panela para remover qualquer resquício do produto. Água, sabão e esponja bastam para finalizar a limpeza.
Dica importante: tenha cuidado com panelas coloridas. Nesse caso, o uso da acetona não é recomendado porque ela pode desbotar a cor do utensílio. Em caso de panelas com cor, vale a pena dar uma olhada em outras formas de remover as manchas, conforme explicamos abaixo.
Outros jeitos de remover gordura queimada de panelas e formas
Acetona limpa e dá brilho para panela manchada de gordura
Está sem acetona em casa ou quer testar outras maneiras de remover gordura queimada de panelas? Veja mais duas opções interessantes:
Detergente + sal
Mais uma alternativa para remover a gordura queimada sem ter que fazer força! Assim que a gente gosta, não é? Apenas sal e detergente são bastante e o resultado é surpreendente. Para limpar, a panela tem que estar completamente seca. Espalhe uma ou duas gotinhas de detergente sobre a mancha e derrame uma quantidade generosa de sal sobre ela. Não economize no sal, ele vai agir como uma espécie de esfoliante e vai ajudar a fazer atrito para remover as manchas.
Depois disso, pasme: é só esfregar com os dedos! Faça movimentos circulares e verá que a gordura vai começar a se soltar. Você também pode usar uma esponja completamente seca para agilizar o processo. A panela fica superlimpa!
Vinagre + sal + bicarbonato + palha de aço
Esse método promete um brilho impecável na panela, mas a gente avisa de antemão que será necessário fazer força. Por isso, se você busca uma alternativa com menos esforço, vale a pena testar as outras formas já mencionadas.
Desse jeito, você vai criar uma espécie de pastinha limpadora misturando duas colheres de sopa de sal, uma colher de sopa de bicarbonato e dez colheres de sopa de vinagre branco. Depois é só usar a mistura na panela e esfregar com uma palha de aço.
Veja mais:
Como limpar utensílios de cozinha: limão, vinagre e bicarbonato de sódio tiram gordura com facilidade
Como espantar caruncho: dê um basta nos bichinhos da farinha, arroz e outros grãos com apenas um ingrediente!