
Créditos/shutterstock
Quando pensamos na organização de uma geladeira e até mesmo do armário da cozinha, automaticamente lembramos dos potes de plástico e dos temidos potes de sorvete, que além de fazerem mal para a saúde, ainda interferem no sabor e na qualidade dos alimentos.
Assim, os potes herméticos vem ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas brasileiras, ajudando a organizar não só as dispensas como também bancadas e geladeiras. Mas afinal, quais são as qualidades deste pequeno utensílio?
1- Armazenar alimentos secos
Os potes herméticos são conhecidos por terem um fechamento especial que não permite com que o ar externo entre em contato com o alimento na parte interna do recipiente. Assim, é possível manter as condições dos alimentos secos como grãos, farinhas, achocolatados, leite em pó, dentre outros e evitar assim, mofos e fungos que podem aparecer caso sejam mal armazenados.
2- Manter textura e crocância dos alimentos
Alguns alimentos como torradas e cereais tendem a perder a textura e crocância quando são mal armazenados e entram em contato direto com o ar. Em caso de pacotes abertos é possível observar que os alimentos vão amolecendo com o tempo.
No caso dos potes herméticos, esse fechamento preserva a textura desses alimentos, mantendo-os crocantes por muito mais tempo do que se manter em sacos plásticos mal fechados.
3- Armazenar refeições inteiras
Quem tem uma rotina atarefada sabe que às vezes é complicado manter uma alimentação balanceada. Assim, os potes herméticos entram como um facilitador na hora de armazenar os alimentos. O fechamento junto com o recipiente transparente faz com que seja fácil de identificar o alimento, além de ajudar a armazenar refeições para a semana inteira.
Assim é possível preparar o almoço para a semana e armazenar nos potes herméticos, fazendo com que mantenham o sabor, textura e as propriedades dos legumes, verduras e de outros ingredientes.