• Entrar
  • Cadastrar
Como esponjas velhas e desgastadas podem se tornar tesouros para suas plantas

Pare de jogar fora suas esponjas vegetais agora mesmo e dê um novo e mais verde destino a elas, que pode ajudar a salvar suas plantas.

Como esponjas velhas e desgastadas podem se tornar tesouros para suas plantas

Créditos: Shutterstock

A esponja ou bucha vegetal é um ótimo item de higiene pessoal e é utilizada por muitas pessoas para se limparem durante o banho. E, por mais que ela em si já seja bem mais sustentável do que as alternativas de plástico, é possível dar um destino ainda mais verde para ela no lugar do lixo. Na verdade, ela pode se tornar um verdadeiro tesouro para as suas plantas. Entenda!

Esponja vegetal pode virar reservatório de água para plantas

Ao invés de jogar a esponja vegetal fora, você pode desinfetá-la com vinagre branco e inspecioná-la para ter certeza de que não há nenhum alimento ou sujeira escondida entre suas células. Então, pode umedecê-la e colocá-la com o lado macio contra o solo, na base das raízes de uma planta, para fornecer a água necessária.

Acontece que a textura porosa e absorvente da esponja a ajuda a reter água por um bom tempo, servindo como um verdadeiro reservatório. Por isso, se for ficar alguns dias fora, pode realizar essa prática para que suas plantas se mantenham vivas e saudáveis.

Além disso, pode usá-la no lugar de bolas de argila ou cascalho, colocando-a no fundo de um vaso para abastecer sua planta com água, em um processo de drenagem.

Veja mais

6 plantas que você nunca deve ter em casa se for uma pessoa alérgica

Nem alecrim, nem arruda: essas são as plantas que trazem prosperidade e proteção que você precisa ter na sua casa neste fim de ano

ZAMIOCULCA: aprenda como cuidar dessa planta espetacular de folhagem brilhante com dicas que aprendi com uma jardineira

Temas relacionados