A tecnologia nos surpreende a cada dia: são diversas inovações criadas para nos ajudar nas mais diversas áreas. Uma dessas novidades foi feita no mundo da gastronomia, com o desenvolvimento de um chef culinário digital. O supercomputador feito pela IBM, empresa americana voltada para a área de informática, é conhecido como Watson e possui uma lógica inspirada no pensamento humano. Descubra mais sobre o chef Watson e a forma como ele pode revolucionar a nossa relação com a comida!
Melão com presunto, combinação explicada pelo chef Watson
Chef Watson
Como funciona?
O chef Watson é uma nova tecnologia chamada de computador cognitivo. Essa inovação cria associações inspiradas no pensamento humano, ou seja, quando há uma questão a ser resolvida, o cérebro resolve em 4 etapas: observação do problema, depois a interpretação dos fatos, em seguida a avaliação das possíveis soluções e, por último, a decisão a ser tomada. Seguindo esse sistema, o chef Watson consegue processar os dados e trazer soluções com base nas fontes às quais tem acesso.
Lançamento do chef Watson da IBM na Alemanha
Na gastronomia
Mas como esse supercomputador pode revolucionar a relação com a comida? A partir da forma com a qual relaciona os problemas apresentados, o chef Watson consegue criar novos pratos com as informações sobre os ingredientes. Analisando a estrutura química da comida, são propostas combinações que prometem ser deliciosas, por mais que possam parecer meio estranhas. Mais de 30 mil receitas e formas moleculares foram fornecidas ao computador e os resultados propostos foram testados pelo Instituto de Educação Culinária de Nova York. As receitas viraram um livro chamado Cognitive Cooking with Chef Watson (Culinária cognitiva com o chef Watson, em tradução livre). O livro traz, além dos pratos, a razão química para eles funcionarem ao paladar.
Burrito de carne com chocolate, uma das criações do chef Watson
Além do livro lançado, há a plataforma online aberta ao público. Funcionando apenas em inglês, o site permite que o usuário faça uma busca por ingredientes e fornece possíveis receitas a serem criadas. Também é possível selecionar qual o tipo da culinária ou o prato específico que se quer. A busca fornece detalhes das composições químicas da comida e a explicação sobre como funcionam. Alguns pratos podem gerar estranhamento, como o burrito de carne com chocolate, mas de acordo com a ciência, a junção vai muito bem ao paladar. Outros pratos possuem combinações surpreendentes de sabores, mas agora você pode entender por que funcionam!
O que você acha dessa inovação? Usaria o chef Watson para criar novas receitas?