Ícone do blog TudoGostoso
Blog
  • Ícone de receitas favoritadas
    Receitas favoritas
  • Foto do usuário

Arroz Integral (o tradicional sem fritura)

0 0
Avalie essa receita
Seja o primeiro a enviar uma foto para esta receita!
Envie suas fotos
Preparo
Rendimento 6 porções
Comentários 0

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz integral
  • 3 xícaras de água
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Lave o arroz e coloque em uma vasilha, acrescente a água e deixe descansar por 3 horas.
  2. Coloque o arroz com a água numa panela de pressão (é importante usar a mesma água em que o arroz ficou de molho para cozinhá-lo) e acrescente o sal e tampe.
  3. Deixe em fogo baixo em 5 minutos, depois em fogo médio por mais 5 minutos e então eleve para fogo alto.
  4. Quando a panela pegar pressão e começar a chiar coloque em fogo baixo e deixe de 25 a 30 minutos (esse tempo vai variar de acordo com a qualidade da panela que você estiver usando, o macete para acertar com a prática é, já que a quantidade de água é exata, que não queime nem sobre muita água).
  5. Desligue o fogo, deixe a panela perder pressão naturalmente, isso pode levar mais alguns minutos, abra e deixe a umidade restante evaporar antes de servir.

Informações Adicionais

  • Para fazer uma quantidade maior ou menor de arroz utilize uma xícara (ou outro recipiente) de tamanho diferente, mantendo sempre a proporção 2 de arroz para 3 de água. Pode se acrescer cúrcuma ou shoyo para dar cor e sabor diferenciado, mas o arroz integral feito dessa forma já fica delicioso apenas com sal. Quando estiver com mais pressa, não deixe de fazer o arroz integral assim mesmo, pode colocar para cozinhar sem deixar previamente de molho, e tirar o vapor da panela. É usual colocar em cima do arroz o gersal como aparece na foto, feito de gergelim e sal, colocarei a receita em separado.

PELA WEB

Comentários

Esta receita ainda não tem comentários. Use o espaço acima para escrever o seu!