Ingredientes (4 porções)
-
2 kg de carne de 2ª (aquelas com tutano ou ossinho)
-
Sal a gosto
-
2 dentes de alho amassados
-
1 colher (sopa) de açúcar
-
2 colheres de óleo ou azeite
-
Pimenta-do-reino, cominho em pó, pimenta de cheiro e demais temperos de sua preferência para carnes
-
1 cebola grande picadinha ou ralada
-
Pimentão verde e vermelho a gosto (opcional)
-
3 tomates maduros picados ou 2 colheres (sopa) extrato de tomate (opcional)
-
1 maço de agrião
Modo de preparo
- 1
Higienize as folhas de agrião e reserve.
- 2
Tempere a carne com o sal, o alho amassado e demais temperos, e deixe descansar por no mínimo 1 hora.
- 3
Em uma panela de pressão, coloque o açúcar para derreter, até que fique bem escuro mas sem queimar.
- 4
Acrescente o óleo e nele doure a carne uniformemente (o açúcar dá um aspecto dourado e brilhante à carne).
- 5
Coloque a cebola e refogue, em seguida junte o pimentão e o tomate. Se escolher preparar sem o tomate ou o extrato, aumente a quantidade de cebola (para engrossar o caldo).
- 6
Acrescente água o suficiente para cozinhar a carne na pressão até que fique macia, mas não desmanchando. Observe que o caldo da carne deve estar grosso e cheiroso, e deve ter caldo em abundância, pois na hora de servir, coloque as folhas de agrião no fundo do prato e a carne com o caldo quente por cima.
- 7
Além do tempero da carne, o agrião cozido apenas no calor do caldo dá um perfume e um sabor todo especial.
- 8
Pode servir com arroz branco e/ou purê de batatas, ou, dependendo da quantidade de caldo feito a partir da carne, pode ser servido mesmo como caldo para comer em cumbuca com farinha e pimenta.










