Ingredientes (6 porções)
- 1/2 kg de ponta de peito cortada em cubos pequenos (quanto menor, mais rápido o cozimento)
- 6 batatas médias
- 5 tomates picados em cubinhos pequenos
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 xícara de muçarela ralada
- 1 colher (sopa) de colorau (urucum)
- 1 colher de manteiga ou margarina
- 1/2 xícara de leite
- 1 tablete de caldo de carne (opcional)
- azeite
- água quente
- sal, pimenta-do-reino, orégano, salsinha fresca e manjericão fresco a gosto
Modo de preparo
- 1
Carne:
Aqueça uma panela de pressão e, quando estiver bem quente, acrescente a ponta de peito.
- 2
Mexa até que ela esteja selada (com uma cor douradinha).
- 3
Em seguida, na mesma panela com a carne ainda dentro acrescente um pouco de azeite, meia cebola picada, sal e temperos a gosto e deixe fritar por uns 5 minutos (caso opte pelo caldo de carne, cuidado com o sal).
- 4
Acrescente a água quente até que cubra a carne, tampe e deixe cozinhar na pressão de 40 a 60 minutos ou até que ela esteja macia e consiga desfiá-lá.
- 5
Purê:
Enquanto isso, vá cozinhando as batatas a seu critério (já descascadas e picadas ou inteiras).
- 6
Depois de cozidas passe pelo espremedor.
- 7
Aqueça uma panela com a manteiga ou margarina, coloque as batatas já espremidas e o leite, mexa bem e quando estiver no ponto que deseja o purê, desligue o fogo e reserve (caso deseje menos consistente, acrescente mais leite).
- 8
Molho:
Aqueça o azeite e coloque a cebola e o alho e deixe fritar até que estejam dourados.
- 9
Acrescente o colorau e mexa para que ele se dissolva um pouco.
- 10
Em seguida, acrescente os tomates, o sal, a pimenta, orégano e cozinhe em fogo baixo e com a panela tampada, mexendo as vezes (o tempo é de acordo com o gosto também, caso deseje um molho mais consistente, deixe apurar mais; se estiver muito consistente, acrescente um pouco de água quente e caso não goste dos pedacinhos, depois do molho pronto, bata no liquidificador).
- 11
Montagem:
Em um refratário, coloque em camadas o purê, um pouco de queijo, a carne já desfiada (se na panela ficar um pouco de caldo, pode colocar também por cima da carne), o molho de tomate e, por cima, salpique o queijo e a salsinha.
- 12
Leve ao forno apenas para aquecer e derreter o queijo e sirva quente.
Informações adicionais
O da foto está em pedaços e cozinhou por uns 10 minutos sem precisar acrescentar água, pois o tomate soltou bastante) Quando estiver no ponto desejado desligue e acrescente a salsinha e se gostar o manjericão também. As quantidades podem ser modificadas de acordo com o gosto de cada pessoa. Pode ser feito com outros tipo de carne como costela bovina, suína, carne moída, carne seca, calabresa ralada, já fiz com todas e ficam muito saborosas. Ao invés do queijo muçarela, pode-se usar outros tipos de queijo e até mesmo o requeijão. Aconselho deixar o molho de tomate com bastante caldo, pois a ponta de peito é uma carne um pouco seca.