Ingredientes (2 porções)
-
2 filés de saint peter (pode ser também com salmão, namorado ou outro peixe de corte mais grossinho)
-
1/2 xícara de arroz negro
-
1 xícara de ervilhas congeladas
-
1 cebola (roxa ou branca)
-
2 dentes de alho
-
1/2 pimentão vermelho e 1/2 amarelo ou verde (médios)
-
4 ramos de tomilho limão
-
10 folhas pequenas de sálvia
-
salsinha, azeite, sal e pimenta a gosto
-
suco de um limão
Modo de preparo
- 1
Arroz:
Deixe de molho por 3 horas no mínimo.
- 2
Com o fogo apagado, junte na panela 3 xícaras de água fria, o arroz, 1/2 cebola picada, 1 dente de alho picado, sal a gosto (às vezes adiciono raspas de noz-moscada e amêndoa triturada, dá um toque bom no arroz).
- 3
Tal qual o arroz comum, deve ser cozido até amolecer, mas ele leva mais tempo (30/40 minutos no fogo médio).
- 4
Portanto, vá provando de vez em quando os grãos e sinta-se à vontade para adicionar um caldo de legumes ou de frango, se achar que deve.
- 5
E tem que dar uma mexida de vez em quando pra não grudar no fundo da panela.
- 6
Purê de ervilhas:
Refogue 1/2 cebola picada com 1 dente alho picado e azeite numa frigideira.
- 7
Adicione a ervilha e deixe descongelar.
- 8
Ela vai se soltar e cozinhar rapidamente, vá mexendo.
- 9
Prove, se estiver molinha, já está pronta.
- 10
Bata tudo no mixer ou liquidificador com um azeite (2 ou 3 colheres são suficientes), se não tiver azeite, uma colher de manteiga, só para dar liga.
- 11
Deixe a massa bem lisa, passe para uma vasilha e adicione um pouquinho de sal e esta pronto.
- 12
Sirva na temperatura ambiente.
- 13
Peixe:
Papillote: recorte papel-alumínio ou manteiga (eu prefiro alumínio) pouco maior que o peixe (de comprido) deixando uns 3 centímetros de cada lado, para torcer.
- 14
Corte os pimentões em rodelas, a cenoura de comprido.
- 15
Em uma vasilha, adicione os filés, o suco do limão, um pouco de sal e pimenta e deixe por 1 minuto.
- 16
No centro do papel, adicione 1 filé, os legumes sobre o filé, um pouco de sal de pimenta, um pouco da sálvia, da salsinha e dois ramos de tomilho.
- 17
Molhe tudo com 2 colheres (sopa) do suco onde marinava o peixe.
- 18
Sobre tudo, adicione um fio de azeite, feche o papel no centro, uma parte sobre a outra e torça as pontas.
- 19
Leve ao forno em 200° C, por 15 minutos.
- 20
Observe se os legumes amoleceram, porque o peixe fica pronto rápido.
- 21
Com o arroz pronto, purê batido e peixe cozido, é só montar o prato e servir.
