1 capa de filé de aproximadamente 1,4 kg (em média 700 g por pessoa)
1 kg de sal grosso (tem que ser sal grosso)
1 saco de 8 kg de carvão
Modo de Preparo
Primeiro acenda o fogo com álcool gel, jornais e carvão (é bem rápido e ele acende).
Após feito o fogo, pegue a carne resfriada (não pode estar congelada jamais) e espete no espeto (espeto duplo é mais prático para esta carne).
Depois de 15 minutos que o fogo tiver sido aceso, pegue uma gamela ou pote plástico e esfregue o sal grosso na carne (pode encher de sal grosso pois o excesso cai na churrasqueira)
feito isso coloque a 40 cm de altura do fogo (assar carnes é sempre a 40 e 60 cm de altura do fogo).
Vire a carne a cada 10 ou 15 minutos, isso fará com que a carne fique suculenta e asse dos dois lados uniformemente.
Verifique o fogo (coloque sua mão acima do fogo e conte até cinco, se conseguir deixar a mão até o termino da contagem acima do fogo ele está bom para assar, caso contrario se continuar contando sucessivamente significa que o fogo esta baixo, neste caso coloque mais carvão.
Depois de 2 horas a 2 horas e meia sua carne estará no ponto (é uma carne que se come ao ponto e ao ponto para passada, jamais bem passada, pois é muito suculenta e se estiver bem passada será uma carne dura perdendo toda a graça e sabor).
Bata com a o lado da lamina da faca bem até sair o excesso de sal grosso e sirva aos convidados.
Recomendo servi-los e logo em seguida voltar a carne ou o que sobrou dela à parte superior da churrasqueira com um pouco de sal (o sal grosso nesse momento apenas fará com que a carne fique crocante e não vai salgá-la, fique tranquilo), assim você terá um churrasco quente, saboroso.
Faça isso tantas vezes quanto achar necessário, não esqueça de bater o sal novamente ao servir os convidados.
Experimente pois não vão se arrepender alem de ser uma carne relativamente barata é muito macia e saborosa! Espero que gostem.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
mauricio
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.
Mudamos o nome dessa receita! O TudoGostoso se posiciona a favor da igualdade racial e contra qualquer tipo de preconceito, por isso agora essa receita deliciosa se chama Churrasco gaúcho capa de filé.
Demaaaaaais