Ingredientes (8 porções)
-
1 tambaqui (ou peixe de sua preferência com carne firme) inteiro e limpo, de aproximadamente dois quilos e meio
-
1 kg de filé de camarão (a sua escolha)
-
1 tablete de caldo de camarão
-
1 pacote de tempero para peixe em pó (ex. sazon)
-
3 tomates grandes picados
-
4 pimentas de cheiro, sem semente, picadas
-
2 cebolas grandes picadas
-
4 colheres de (sopa) de coentro picado
-
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
-
Vinagre a gosto
-
Azeite de oliva a gosto
-
Sal a gosto
-
1 colher de chá de pimenta-do-reino
-
3 limões grandes
-
2 xícaras de farinha de mandioca
-
300 ml de água
Modo de preparo
- 1
Tempere o peixe com o suco dos limões, sal, pimenta-do-reino e reserve.
- 2
Em uma panela, junte os camarões, o caldo de camarão, o tempero para peixe, a água e leve para ferver por 10 minutos e reserve.
- 3
Em um recipiente junte a o tomate, a cebola, a pimenta de cheiro, o coentro, a cebolinha, azeite, vinagre, sal A gosto e misture bem, fazendo um vinagrete.
- 4
Adicione a farinha de mandioca até que fique na consistência de uma farofa bem seca.
- 5
Em seguida, adicione os camarões e misture bem. O ponto é de uma farofa seca, pois irá absorver o líquido que o peixe soltará quando assar.
- 6
Se ficar demasiadamente seco, adicione um pouco da águar que ferveu o camarão e misture bem até atingir o ponto desejado.
- 7
Montagem:
Coloque o peixe aberto em uma grelha e leve ao fogo (aproximadamente uns 50 cm da brasa) com a parte interna para baixo, por 10 minutos. Retire o peixe da brasa, recheie com a farofa de camarão, feche o peixe e coloque-o novamente na brasa (não necessita de palitos ou costurar, apenas soque bem o recheio e feche o peixe). Asse por, aproximadamente, vinte minutos de cada lado, ou até que o peixe esteja totalmente assado.
- 8
Servir acompanhado de arroz branco.
- 9
Essa receita pode ser preparada no forno ou no bafo.