Papinhas feitas em casa são ótimas e fáceis de fazer, mas a gente sabe que quem tem um bebê em casa nem sempre tem tempo de prepará-las diariamente. Por isso, congelar o alimento do seu filho pode ser uma boa opção. Confira no TudoGostoso dicas sobre como congelar papinha de bebê e tenha sempre à mão um alimento natural para oferecer ao seu bebê!
Saiba como congelar papinha de bebê com as dicas do TudoGostoso
Como congelar papinha de bebê: confira as dicas do TudoGostoso
O que não congelar
Ingredientes como ovos, derivados de leite, folhas de frutas e verduras, vegetais crus, banana, tomate, pepino, rabanete, salsão, pera, melancia, goiaba, uva, laranja e limão não devem ser congelados. Esses alimentos estragam mais rápido ou perdem a textura, a firmeza e o gosto. Por isso, evite-os nas papinhas que vai congelar.
Também não congele papinhas que já foram descongeladas ou sobras. Esses alimentos estão mais suscetíveis à contaminação devido à mudança de temperatura e contato com a saliva.
Quando congelar
A papinha deve ser congelada o mais rápido possível depois de pronta, pois quanto mais tempo ela fica fora da geladeira, maior é o risco de proliferação de bactérias. A refeição da criança pode permanecer congelada por cerca de 2 meses. A data varia de acordo com a qualidade e seleção de ingredientes, pois a papinha pode perder o gosto ou ser alterada.
Para facilitar o controle das receitas, cole um adesivo com a data de preparo e os ingredientes em cada papinha. Dessa forma, você pode controlar seu estoque de acordo com a data de vencimento aproximada e variar a comida da criança.
Atenção: não faça um panelão de papinha e estoque no freezer para mês todo. Os bebês têm a necessidade de ingerir nutrientes variados e consumir alimentos diferentes. Varie as receitas!
Selecione bem os ingredientes e recipientes para armazenar as papinhas
Onde congelar
Prefira recipientes de vidro bem vedados para congelar a papinha, mas preste atenção nas especificidades de cada material. Caso opte por recipientes de vidro, não encha até sua capacidade total, pois o líquido expande quando congelado e há possibilidade do vidro estourar no congelador. Ao escolher recipientes de plástico, certifique-se de que eles estão livres de Bisfenol A (BPA), uma substância ligada à uma série de doenças.
A papinha deve ser congelada no freezer, e não no congelador. O motivo é que o freezer consegue chegar a temperaturas mais baixas, sendo capaz de manter a papinha em temperatura ideal, -18ºC. Enquanto isso, o congelador chega em sua temperatura mais baixa a -10ºC.
Como descongelar
Retire a papinha do freezer e coloque-a na geladeira na noite anterior para que o processo de descongelamento aconteça de maneira natural, com baixo risco de contaminação por bactérias. Para esquentar, você pode usar tanto o fogão quanto o micro-ondas, mas confira se o recipiente pode ser colocado no aparelho.
Caso precise da papinha com mais urgência, você também pode descongelá-la em banho-maria, tendo o mesmo cuidado do micro-ondas: veja se o recipiente pode ser esquentado!