• Entrar
  • Cadastrar
Chega de armário bagunçado! Veja as dicas de como organizar os potes e otimize seu espaço
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

As dicas de como organizar potes de plástico que vamos ensinar são práticas e econômicas! Corre para aprender!

Cansado de sempre achar que o seu armário da cozinha está uma bagunça? Seus problemas acabaram! Por aqui, você encontra como dicas de como organizar panelas, pratos e muito mais. Hoje chegou a vez do TudoGostoso trazer mais uma solução para otimizar seu espaço ensinando as dicas de como organizar os seus potes na cozinha. Vem aprender!

como organizar potes de plástico Venha aprender as dicas do TudoGostoso e tenha seus potes de plástico sempre organizados!

Analise o espaço que você tem para organizar os potes

Antes de começar a organizar os seus potes, você precisa entender melhor o espaço que você tem para armazená-los. Assim, você consegue escolher qual técnica de organização usar, adequando para ser mais eficazes para o seu caso.

Por exemplo, caso você tenha bastante espaço, é possível guardar os potes todos tampados, um em cima do outro ou lado a lado. Contudo, se o seu espaço é pequeno, esse método pode se mostrar impossível, fazendo com que você precise guardar potes e tampas separadamente.

Utilize caixas organizadoras para armazenar os potes de cozinha

Independente do tamanho do seu armário da cozinha, o uso das caixas organizadoras facilitam muito na hora de guardar os potes. Com essas caixas, você pode separar os potes por tipos, como potes de plástico, potes de vidro, potes herméticos etc. Além disso, elas permitem que você consiga mover todos os recipientes de uma só vez, caso precise reorganizar o seu espaço.

Organize os potes por tamanho

Uma dica de ouro é organizar os potes por tamanho, de modo que o maior sempre fique por baixo. Essa dica é ainda mais eficaz para quem não possui espaço o suficiente para guardar os potes com tampas, permitindo que você guarde um dentro do outro e otimize o espaço de armazenamento.

Separe os potes por formatos

Além de organizar por tamanhos, separe os potes por formatos. Nada de sair misturando pote quadrado com redondo, não, porque seu armário vai ficar uma bagunça! Para facilitar, coloque todos os potes quadrados juntos, todos os redondos juntos e assim por diante.

como organizar potes de plástico Separar os potes por tamanho é essencial para conseguir organizar a sua cozinha

Reutilize escorredor de pratos antigos para organizar as tampas dos potes

Sabe aquele escorredor de pratos que você ia jogar fora? Ele é perfeito para ser reutilizado na organização da sua cozinha. Nós já explicamos como eles são úteis para organizar as tampas das panelas, e dessa vez é claro que vamos falar como eles são úteis para organizar as tampas dos potes!

Da mesma forma que você faz com os potes, você pode fazer com as tampas na hora de organizar no escorredor: separe-as por tamanho, armazenando na ordem, do menor para o maior ou vice-versa. Desse jeito, você consegue encontrar a tampa certa com facilidade!

Esse método também impede que suas tampas fiquem jogadas no armário, causando mais estresse na hora de encontrar a correta.

Descarte potes sem tampa, tampas sem pote e potes danificados

A gente sabe que muita gente tem apego os potes, mesmo aqueles sem tampa, mas vamos combinar que não adianta ficar guardando quando ele perde a utilidade, né? Claro que não estamos falando de potes que usamos como bowls etc, mas daqueles que realmente só estão ocupando espaço no armário. O mesmo vale para as tampas e para os potes danificados.

Os potes com ranhuras e rachaduras, principalmente, devem ser descartados por questões de saúde, já que o acúmulo de bactéria nesses espaços é grande, podendo contaminar seus alimentos.

Separe os potes mais utilizados ao alcance

Se você ama potes de cozinha e tem muitos, mas não usa todos igualmente, é hora de fazer uma seleção! Deixe em fácil alcance aqueles que você usa com mais frequência, no dia a dia. Já os demais, você pode guardar na parte mais alta dos armários, como aqueles que costumam ficar em cima da geladeira ou nas prateleiras mais perto do teto.

Temas relacionados