• Entrar
  • Cadastrar
Adeus armário bagunçado: essa técnica japonesa para dobrar roupas vai otimizar espaço e manter a organização por mais tempo
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Método ficou popular por todo o mundo e ajuda as pessoas a serem mais organizadas no dia a dia

Adeus armário bagunçado: essa técnica japonesa para dobrar roupas vai otimizar espaço e manter a organização por mais tempo

Veja como funciona a técnica e como colocar em prática na sua casa (Créditos: Shutterstock)

Quem nunca abriu o armário em busca de uma peça específica e acabou passando um longo tempo procurando? Manter o armário organizado é uma tarefa difícil para muitas pessoas, seja pela falta de tempo ou por não utilizar um método eficiente.

Se você sofre com esse problema, vai adorar conhecer uma técnica japonesa que promete não apenas otimizar o espaço dentro do guarda-roupa, mas também garantir mais praticidade no dia a dia e até uma sensação de bem-estar. Com etapas simples, qualquer um pode colocar essa técnica em prática. Veja!

Como é a técnica japonesa para dobrar roupas?

A técnica japonesa de dobrar roupas que ficou mundialmente conhecida foi desenvolvida pela escritora japonesa Marie Kondo, conhecida como uma guru da organização. Segundo ela, organizar as nossas roupas é o equivalente a organizar a nossa mente, promovendo clareza mental e evitando estresse.

O segredo é simples: ao invés de deixar as roupas na horizontal, uma em cima da outra, coloque-as na vertical, como arquivos de pasta. Assim, você consegue visualizar cada peça e você não precisa mais desorganizar toda a gaveta procurando aquela camiseta específica.

Dessa forma, você otimiza o espaço nas prateleiras e gavetas do seu armário, além de deixar o local mais bonito visualmente. Segundo Marie Kondo, essa organização também garante uma energia diferente no ambiente, tudo isso faz parte do chamado Método KonMari.

Como dobrar as roupas seguindo o Método KonMari?

Para conseguir deixar as roupas na vertical com mais facilidade, existe a maneira correta de dobrá-las. Você pode usar esse método para blusas grandes e pequenas, com ou sem manga.

Se não tiver mais espaço nas gavetas e quiser guardá-las dobradas, vale a pena investir em caixas organizadores abertas e deixar nas prateleiras do seu armário. Veja abaixo como dobrar as suas roupas usando o método KonMari:

  • Comece alisando a peça com as mãos para remover quaisquer dobras ou rugas, deixando-a alinhada
  • Depois, dobre as mangas da camiseta para dentro, criando uma linha reta ao longo das laterais
  • Em seguida, dobre a camiseta quase na metade, trazendo a parte inferior em direção ao topo
  • Dobre a peça mais duas vezes para dentro, na mesma direção, formando um retângulo compacto
  • Faça o teste e veja se a roupa fica de pé sozinha, se isso acontecer significa que vou dobrada corretamente.

Como desapegar usando o Método KonMari?

Outro ponto que chama a atenção no método criado por Marie Kondo é o a filosofia do ato de desapegar. Para isso, quando estiver organizando o seu armário, olhe para a roupa que estiver na sua mão e se pergunte: “essa peça me traz alegria?”. Se a resposta for não é sinal de que é melhor desapegar. Segundo o técnica, quando nos cercamos do que amamos criamos um ambiente mais tranquilo e harmônico.

Veja mais:

Adeus ao armário tradicional: o novo guarda-roupa é minimalista, prático e estiloso, mas a tendência não é para todos
Já pensou em colocar arroz dentro do guarda-roupa? Aqui estão os motivos para fazer isso agora!

Temas relacionados