*

Bolachas de Natal decoradas

Adicione ao seu livro de receitas

Ingredientes

Massa:
  • 12 ovos
  • 1 kg de açúcar cristal
  • 250 g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de leite
  • 100 g de sal amoníaco
  • Farinha de trigo, o quanto baste
Glacê Real para decoração:
  • 2 claras
  • 2 colheres (sobremesa) de suco de limão
  • 2 colheres (café) de vinagre branco
  • Açúcar confeiteiro, o quanto baste

Modo de Preparo

Massa:
  1. Coloque o sal amoníaco em uma tigela, despeje sobre o pó, o leite morno e misture suavemente até dissolver, deve espumar e aumentar de volume
  2. Junte os demais ingredientes e misture com as mãos
  3. A farinha coloque até dar ponto, para ½ receita uso mais de um quilo de farinha
  4. Comece a amassar na tigela e depois passe para uma bancada enfarinhada
  5. O ponto é até formar uma bola de massa bem bonita, que solte das mãos
  6. Deixe descansar um pouco antes de abrir
  7. Abra a massa com um rolo na espessura de 0,5 cm sobre superfície enfarinhada e corte os biscoitos com cortadores próprios, encontrados em lojas de produtos para confeitaria
  8. Leve para assar até dourar o fundo dos biscoitos
  9. Decore com glacê real
  10. Espere secar o glacê e guarde em potes, vidros e biscoiteiros bem fechados
Glacê:
  1. Bata as claras em neve em ponto bem firme, sem parar de bater na batedeira, junte o açúcar confeiteiro aos poucos, junte o suco e o vinagre, e vá juntando açúcar até dar ponto
  2. O meu ponto é quando se sente o glacê pesado, a “batedeira pesando”
  3. Vai bastante açúcar, cerca de 500 g
  4. Para decorar os biscoitos, espere que esfriem bem, e decore a gosto usando o glacê, pode ser colorido com corante alimentício
  5. Coloque os biscoitos já decorados em uma forma (ou bandeja com bordas altas), um ao lado do outro
  6. Cubra as formas com um pano (não coloque em potes com tampa, o glacê não seca e fica melado), deixe aí por umas 6 horas em local seco e arejado
Informações Adicionais
  • Dica1: Para facilitar o uso do glacê, coloco pequenas porções em saquinhos plásticos para dividir por cores, aplico o corante aí mesmo (às gotas, ou aos pouquinhos), fecho o saquinho com um nó, e faço um furinho no cantinho pra usar como manga de confeitar.
    Dica 2: Faço sempre ½ receita, e dá bastante. Já contei as horas de trabalho pra fazer os biscoitos, o meu tempo dá sempre 12 horas – entre fazer a massa, assar, esperar esfriar, fazer o glacê e decorar, que é a parte que toma mais tempo.
    Obs.: o tempo que consta oficialmente receita calculei apenas para preparo da massa dos biscoitos.
    Dica 3: Vale chamar ajuda da família, é muito divertido decorar biscoitos, fazia isso quando criança com a minha avó e primos, era o melhor da época de Natal! Mais legal ainda é que como rende muito dá pra fazer pacotinhos com biscoitos pra dar de presente, uso saquinhos plásticos transparentes e arremato com uma fita bonita.
    Virou tradição na ceia de Natal, dar os saquinhos de biscoitos de lembrança aos convidados: um sucesso cheio de carinho.

Envie um comentário

Selecione uma nota ao lado
Enviar comentário

Comentários

Shay L. Carol em 8/01/2014

Gente, meus biscoitinhos estão crescendo demais. Já tentei fazer mais finos, com menos farinha. Mas eles continuam gordinhos. O dobro da altura dos que estão na foto. Alguma sugestão do que posso estar fazendo de errado?

4
Mirela em 11/01/2014

A espessura em que a massa é aberta é o que vai determinar a espessura da balachinha pronta. Essa receita é da bolacha de Natal tradicional aqui do Sul, com sal amoníaco e ela é mais "fofinha" mesmo. Uma vez tive problema de bolachas terem virado verdadeiros bolinhos de tanto que cresceram, mas eu coloquei 80g de sal amoníaco no lugar de 50g para meia receita, daí abri a massa bem fininha mesmo e deu certo, a primeira fornada serviu de teste e eu ajustei a espessura da massa para as seguintes.

Posso substituir o sal amoníaco por fermento em pó?

4
Lais Cassaro em 17/12/2013

Essa é uma ótima receita! Apesar de ser uma receita de alto rendimento é super confiável. Já é o segundo ano consecutivo que faço esses biscoitos e são meus preferidos, o que eu procurava! Idêntico ao da Vovó. Muto obrigada, Mirela!

5
Lari em 12/12/2013

Bom dia, gostaria de saber se o suco de limão para fazer o glace é suco de limão mesmo (tipo tang) ou suco espremido do limão? Obrigada!

0
Tudo Gostoso em 12/12/2013

Suco da fruta mesmo.

Karla Delmonego em 9/12/2013

não usem 100g de sal amoníaco. eu fiz com a medida da receita... e o biscoito ficou com gosto amargo. não dá pra comer o biscoito. uma pena... sem contar o disperdício.

1
Mirela em 12/12/2013

Eu tb fiz essa receita no último fim de semana, com as medidas da receita, como faço todo ano, e não ficou com nada de sabor amargo... O sal amoníaco evapora dutante o processo de cozimento, é uma substância extremamente volátil, evapora até a temperatura ambiente. Fica um cheiro estranho na cozinha, é bom ventilar o ambiente durante o processo de assar, mas gosto amargo nas bolachas assadas, não! O primeiro passo da receita de dissolver o sal amoníaco no leite morno é muito importante, se não formar uma espuma densa o produto não está bom.

Ana Paula soouza em 4/12/2013

oia pessoal essa história de amoníaco e 12 ovos sei não viu....................tem algo errado aí..... 12 ovos dá pra fazer um milhão de biscoito e se tentarem e sair alguma coisa dessa receita maluca só vai feder a ovo.

1
Dyanngellys em 29/11/2013

sal amoníaco é o sal de cozinha tradicional?

3
Tudo Gostoso em 3/12/2013

Não.

Luciana Muniz em 15/11/2013

deveria ser mais clara quando a porção de farinha de trigo, pois fico confusa a respeito da quantidade

0
Mirela em 12/12/2013

Já fiz minha fornada para este Natal no último fim de semana, fiz meia receita e usei quase 1kg e meio de farinha.

laura maurina em 5/11/2013

toda natal minha mãe faz essa receita muito bom

5
Juliana em 29/08/2013

Ola fiz essa receita e os docinhos amargou ficou horrível não sei o que aconteceu fiz tudo conforme a receita e quantidade também minha avó disse que é muito sal amoniaco e muito ovo ficou com gosto muito forte de ovo e amarguento o que vc acha Mirela que aconteceu????? Foi tudo fora

2
Mirela em 8/09/2013

Não imagino o que possa ter acontecido na sua execução da receita, lamento que tenha sido insatisfatória pra vc. Faço dessa forma com essa exata quantidade de ingredientes há um tempo já, e não obtenho biscoitos com cheiro de ovo, nem amargos... É preciso dissolver o sal amoníaco como indicado no primeiro passo da receita, e essa quantidade como já comentei é pra uma receita bem "grande", será que vc não diminuiu a proporção dos outros ingredientes e esqueceu de diminuir o sal amoníaco?

A receita apresentada nesta página foi enviada por Mirela através desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail info@tudogostoso.com.br.

Compartilhe
Baixar na App StoreAndroid App no Google Play
Fechar