Ingredientes (5 porções)
-
1 abóbora itália grande
-
1/2 xícara de proteína texturizada de soja (PTS) pequena
-
1 colher de chá de azeite de oliva
-
1/2 xícara de molho shoyu
-
2 tomates bem maduros
-
1 cebola pequena
-
2 dentes de alho grande
-
1 pedaço pequeno de pimentão vermelho
-
1 colher de sobremesa de catchup picante
-
Salsinha e cebolinha a gosto
-
Pimenta preta moída a gosto
-
Sal a gosto
-
Margarina para untar
Modo de preparo
- 1
Corte a abobrinha em duas partes e retire um pouquinho do interior dela, reserve. Unte um refratário com um pouco de margarina e coloque ali as metades viradas para cima.
- 2
Reserve.
- 3
Comece a preparar o recheio com antecedência, deixando a PTS de molho em uma xícara de água fervente e se preferir um pouquinho de caldo de legumes.
- 4
Pode ser a água utilizada para cozinhar algum legume.
- 5
Deixe de molho por aproximadamente 1 hora e escorra bem, para deixá-la bem seca. Enquanto isso, refogue o alho e a cebola em uma frigideira alta, utilizando o azeite de oliva. Quando a cebola estiver bem dourada acrescente a PTS e o resto do miolo da abobrinha picadinho e refogue muito bem, cuidando para que não grude no fundo.
- 6
Aos poucos, adicione o shoyo,o catchup, o pimentão e os tomates bem picados e deixe cozinhar até que perca a água.
- 7
Corrija o sal e adicione a pimenta à gosto. Por último adicione os temperos verdes e reserve.
- 8
Preencha o espaço da abobrinha com este recheio e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (210° a 240°) deixando assar por aproximadamente 20 minutos, coberto com uma folha de papel alumínio.
- 9
Nos 5 minutos finais, retire o papel alumínio para gratinar. Espete a abobrinha para verificar a maciez e sirva quente.
