Ingredientes (6 porções)
-
500 g de macarrão penne
-
250 g de queijo mussarela
-
2 tabletes de caldo de carne
-
1 cebola picada
-
4 dentes de alho
-
1 tomate maduro picado
-
2 colheres de sopa de margarina (ou manteiga)
-
1 litro de leite integral
-
1 caixa de creme de leite
-
2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
-
Azeitonas verdes sem caroço 75 g
-
Manjericão e orégano a gosto
-
Cebolinha e coentro (ou salsa) a gosto
-
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- 1
Coloque o macarrão para cozinhar em bastante água com um fio de óleo e um pouco de sal, até ficar al dente.
- 2
Enquanto o macarrão cozinha, derreta a margarina e coloque o alho para dourar. Quando o alho estiver começando a dourar, coloque a cebola picada e espere fritar um pouco. Adicione então o tomate picado e aguarde soltar um pouco a água. Jogue os tabletes de caldo de carne cortados e mexa até que eles dissolvam no refogado. Depois adicione o leite com a maisena já dissolvida nele, em fogo baixo.
- 3
Mexa sempre e espere engrossar o caldo. Enquanto o caldo engrossa, adicione a azeitona, a pimenta-do-reino, o orégano e o manjericão.
- 4
Quando o caldo estiver grosso (mas não muito), acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo.
- 5
Apague o fogo e acrescente o coentro e a cebolinha a gosto, pode substituir o coentro e a cebolinha por salsa, se preferir.
- 6
Escorra o macarrão, unte um refratário e coloque um pouco desse molho pronto.
- 7
Coloque o macarrão e o molho, acrescentando uma camada de queijo mussarela no meio.
- 8
Termine com uma camada de queijo mussarela por cima e polvilhe com queijo parmesão ralado.
- 9
Leve ao forno entre 5 a 10 minutos para derreter o queijo mussarela e gratinar o parmesão.







