Ingredientes (12 porções)
- 1 pão de forma fresquinho do maior (escolha, existe diferença em tamanho)
- 300 g de presunto fatiado e picadinho
- 300 g de queijo mozzarella
1 copo de requeijão- 4 tomates maduros e durinhos picadinhos
1 cebola média bem picadinha 2 alhos amassados Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto 2 colheres de salsinha picadinha 1 lata de creme de leite 1 lata de milho verde (sem a água) 2 colheres de sopa cheias de margarina 4 colheres de azeite ou óleo comum- 1/2 saquinho de queijo ralado para polvilhar
Modo de preparo
- 1
Aqueça levemente 1 colher de manteiga junto com 2 colheres do azeite, a metade do alho, a metade da cebola picadinha e doure.
- 2
Acrescente o presunto picadinho e frite de forma que apenas não fique cru, apenas doure.
- 3
Reserve.
- 4
Em outra panela, aqueça a outra colher de manteiga com as 2 colheres de azeite restantes, a outra metade do alho com o restante da cebola picadinha e doure. Acrescente os 4 tomates picadinhos e mexa até que fique bem refogados, sem secar. Misture a salsinha picadinha depois de pronto o tomate. Reserve.
- 5
Esses dois refogados serão usados em consistência fria.
- 6
Nunca use recheio quente por cima de massas.
- 7
Unte uma forma, de preferência retangular, com manteiga.
- 8
Forre-a com fatias de pão de forma e aperte levemente com as mãos.
- 9
Forre com todo o requeijão e coloque o presunto refogado por cima.
- 10
Cubra isso com mais uma camada de pão de forma e aperte levemente com as mãos.
- 11
Forre com parte do queijo mozzarella, por cima o refogado de tomate e depois o restante da mussarela.
- 12
Cubra com o restante do pão de forma.
- 13
Aperte levemente com as mãos.
- 14
Bata no liqüidificador o creme de leite com o conteúdo da lata de milho verde (sem a água) e 1 pitadinha de sal.
- 15
Derrame esse creme sobre a torta e polvilhe com queijo ralado.
- 16
Passe a faca, cortando, para 'demarcar' os pedaços de como serão tirados, para facilitar na hora de servir.
- 17
Asse em forno quente.
- 18
Tudo está cozido, portanto, basta assar até dar uma dourada.
- 19
Ao apertar cada camada de pão de forma, como foi sugerido, estará dando uma consistência mais firme ao sanduiche para que fique mais fácil na hora de retirar da forma e servir.
Informações adicionais
Sugestões: O presunto poderá ser substituído por peito de peru fatiado, atum sólido em lata, frango desfiado, brócolis, carne moída com tomate seco, e até salsicha refogada com pimentão picadinho. Isso, sempre refogado da maneira sugerida com o presunto. Atente para isso. Obs.: Nunca esquente manteiga para refogar alimentos sem o toque de óleo. Sozinha, a manteiga some e queima.