Ingredientes (90 porções)
1 lata de leite condensado
- 1 lata de água morna
100 g de manteiga
4 ovos
1 colher (sopa) de sal
50 g de fermento biológico
- 1 kg de farinha de trigo ou mais
Recheio
1 copo de leite
1 colher (sopa) de trigo
50 g de queijo prato ralado
Modo de preparo
- 1
Bater tudo no liquidificador, menos a farinha de trigo.
- 2
Despeje em uma vasilha.
- 3
Junte a farinha de trigo e trabalhando a massa, junte trigo, até não grudar a massa nas mãos, sove a massa.
- 4
Coloque em um copo com água uma bolinha de massa, quando a bolinha chegar na superfície do copo, (boiando) a massa já está descansada.
- 5
Modele os pãezinhos, formato de bolinhas e arrume-os na assadeira, untada e enfarinhada, deixando crescer novamente, até dobrar de volume.
- 6
Leve para assar em forno pré-aquecido.
- 7
Após assado, ainda quente, pincele manteiga e polvilhe queijo parmesão ralado.
- 8
Recheie e sirva.
- 9
Recheio:
Misture tudo e leve ao fogo até engrossar.
- 10
Deixe esfriar para rechear.
Informações adicionais
Pulo do gato (segredo): A temperatura da água é levemente morna. O ponto do pãozinho é colocando farinha de trigo aos poucos e sovar até soltar das mãos, a receita pode usar um pouco mais de 1 kg de farinha trigo. Para fazer as bolinhas, é simples, pegue um pouco de massa, pressione a massa na palma da mão contra a bancada ou mesa, sem farinha de trigo, em movimentos circulares, moldando os pãezinhos. Para saber se está certo, em baixo da massa (bolinha) formará um rodamoinho, coloque na assadeira com ele para baixo. Colocar a assadeira dentro de um saco plástico, para crescer os pães. Retire o plástico e asse em forno pré-aquecido, dourar levemente.