1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
1/2 xícara de chá de óleo
1 pitada de sal
2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de achocolatado ou chocolate em pó
1/2 xícara de chá de água
1 colher de sopa de fermento químico em pó
115 ml de leite integral
3 colheres de sopa de açúcar
4 gemas médias
2 colheres de sopa de amido de milho
6 colheres de sopa de açúcar
200 g de chocolate amargo ou meio-amargo
200 g de chantili batido
Cereja a gosto
1/2 pote de calda de cereja
1/2 litro de leite
Chantili
Cereja á gosto
Massa:
Em uma tigela coloque os ovos, peneirando-os para tirar o cheiro de ovo(opcional peneirar), o que sobrar no fundo da peneira é a película que deve ser jogada fora.
Bata os ovos na batedeira ou na mão, e adicione o açúcar aos poucos enquanto bate os ovos. Bata por 10 minutos até virar um creme esbranquiçado e dobrar de volume.
Depois de bater adicione a baunilha, o sal e o óleo, e bata novamente até ficar tudo homogêneo.
Peneire a farinha por cima da massa, logo em seguida adicione o chocolate em pó ou achocolatado peneirando também, e adicione a água também.
Bata a massa na mão delicadamente para o seu bolo ficar vem macio, não bata demais para não ficar duro; só até todos os ingredientes ficarem homogêneos.
Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente até estar incorporado em toda a massa.
Unte duas formas do tamanho que desejar, estou usando duas formas de 25 cm de diâmetro; despeje a massa até mais ou menos na metade da forma para que ela não transborde.
Leve a massa ao forno pre-aquecido a 180°C de 35 á 40 minutos ou até que você espete o bolo e o palito saia limpo.
Deixe o bolo esfriar e depois desenforme.
Em uma panela coloque os 115 ml de leite e as 3 colheres de açúcar, e esquente.
Em um pote médio ou grande coloque as gemas, as 6 colheres de açúcar e o amido; misture tudo.
Com o leite quente jogue o mesmo nas gemas, e com um batedor de claras misture tudo; esse processo é a temperagem que serve para o creme de confeiteiro não virar um omelete quando ir ao fogo.
Depois de misturar tudo, volte o leite e as gemas para a panela; e em fogo médio você mexe até que vire um creme grosso e liso (como um mingau de maisena), se ele começar a criar pelotinhas tire um pouco do fogo e mexa até virar o creme.
Se ele ficar com muitas pelotas, você terá que jogar fora pois ele virou um omelete. Quando ele estiver quase pronto você conta 1 minuto enquanto mexe para tirar o gosto de amido.
Com o creme pronto você coloca o chocolate na panela com o creme, e com o calor da panela você derrete o chocolate.
Bata o chantili, não bata o chantili até ele ficar em bico duro, e no meio termo de bico duro mas mais mole.
Depois de o creme de confeiteiro pronto e o chantili batido, você adiciona 1/3 do chantili na panela onde está o creme de confeiteiro e misture vigorosamente; e depois para misturar o restante você coloca o creme de confeiteiro na vasilha onde está o restante do chantili e misture delicadamente, de baixo para cima de um lado para o outro.
Repita esse processo até está tudo completamente homogêneo. Prono a mousse está pronta.
Calda de cereja
Em um recipiente coloque a calda da cereja e o leite.
Como os bolos está em duas fomas, não é necessário cortar o bolo.
Coloque um saquinho plastico limpo, como aquele que tem em mercados onde você coloca as verduras, na forma para o bolo não grudar; então coloque um bolo no fundo da forma (se você usou o papel manteiga, tire-o antes de montar o bolo) e arrume o saco plástico, molhe o bolo com a calda que você fez (molhe bastante) então coloque o mousse por cima do bolo, corte as cerejas pela metade e distribua-as por cima da mousse afundando-as.
Leve ao congelador por 1 hora ou 1 hora e 30 minutos até a mousse firmar.
Depois de firmar a mousse molhe bastante o outro bolo e coloque por cima da mousse, e de uma apertadinha de leve no bolo para ele grudar na mousse. Deixe por mais uma 1 hora no congelador, tampe o bolo com um saco plastico, para ele não perder a umidade.
Bata o chantili, caso você queira adicionar essência de baunilha pode adicionar, para até ficar em bico duro. Tire o bolo da forma e tire o saco plastico, e espalhe o chantili pelo bolo e faça a decoração do jeito que você quiser. Coloque as cerejas como você quiser.
Dica: Antes de medir a farinha, peneire ela pois ela vem muito compacta na embalagem; o que pode mudar enquanto você mede sem peneirar.
Para ajudar a desenformar o bolo coloque um papel manteiga no fundo da forma.
Caso você não tenha certeza se o creme de confeiteiro está bom, você coloque uma colherada em um caneca e com um pedacinho de chocolate você mistura tudo e experimenta, para não ter que jogar o chocolate fora.
O processo de fazer a mistura do chantili e do creme de confeiteiro é recomendado que você use um batedor de claras, pois assim você não perde a aeração da mousse.
Para espalhar o chantili, pegue uma espatula e coloque-o onde você deseja espalhar e vai levando o chantili de um lado para o outro onde não tem chantili ainda; sem levar a espatula onde não tem chantili ainda.
A porção depende do tamanho da fatia que você cortar.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Sara
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.