Em uma panela coloque os 2 litros de leite e o sal, até que fique salgado a seu gosto. Depois coloque os filés de merluza, ainda congelados, para cozinhar no leite já com o sal. Quando começar a ferver, desligue e reserve.
Ao mesmo tempo coloque as batatas já descascadas para cozinhar, somente em água. Assim que pegar pressão, conte no máximo 4 minutos e desligue, senão as batatas vão passar do ponto e não servirão para o preparar desse prato. Elas precisam cozinhar, porém ainda ficarem firmes, para que corte em rodelas.
Em uma outra panela prepare o refogado, coloque óleo, os pimentões cortados em tiras, a cebola e sal. Refogue bem, até que os pimentões fiquem um pouco murchos juntamente com a cebola. Quando estiver quase no ponto de desligar, coloque as azeitonas.
Corte os tomates em rodelas e retire as sementes, reserve. Não ferva e nem coloque-o junto com o refogado. Vamos utilizá-lo cru.
Assim que o refogado estiver pronto e as batatas cozidas, escoe o peixe do leite. De maneira nenhuma escalde ele em água. Somente retire-o da panela com o leite.
Montagem do prato:
Em um refratário coloque uma camada do refogado, depois as batatas em rodelas (não precisa colocar muito juntas, senão vai precisar de muita batata), coloque o peixe (pode colocar os pedaços inteiros ou então desfiá-los, suavemente, com as mãos), coloque os tomates em rodelas.
Repita essa sequencia até que os ingredientes terminem. De preferência termine com o refogado.
Por último, enquanto o forno preaquece, adicione o azeite até que ele apareça com uma camada considerável no fundo do refratário, a fim de que cozinhe um pouco mais os ingredientes.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Leticia Rocha
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].