Ingredientes (6 porções)
Molho Bolonhesa
-
300 g carne moída (patinho)
-
suco 1/2 limão
-
1/2 cebola picada
-
1 colher chá pasta de alho
-
1/4 xícara chá óleo
-
3 colheres sopa salsa picada
-
1 tablete de carne
-
3 xícaras chá polpa de tomate
-
sal e pimenta síria a gosto
Creme branco
-
100 g de margarina sem sal
-
700 ml leite
-
6 colheres sopa amido de milho
-
1 ovo batido
-
1 colher chá fermento pó
-
sal e noz moscada a gosto
Principal
-
3 berinjelas japonesas com casca cortadas em rodelas finas
-
100 g batata chips (pronta)
-
100 ml de azeite para dourar as berinjelas
-
Refratário untado com margarina tamanho 35x25 ou redondo de 27 cm
-
Queijo ralado para finalizar
Modo de preparo
- 1
Molho:
Tempere a carne moída com suco de limão. Refogue a cebola e o alho no óleo. Refogue a carne e quando estiver seca, coloque oe temperos. Acrescente a polpa de tomate e o tablete de carne. Deixe apurar por alguns minutos.
- 2
Creme:
Derreta a margarina e reserve. Misture à parte o leite, amido, sal, noz moscada, ovo batido. Leve tudo isso em fogo baixo até começar a engrossar. Coloque o fermento em pó, misture e desligue o fogo, reserve.
- 3
Berinjela:
Em frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e doure as rodelas de berinjela. Coloque em papel toalha para ficarem bem sequinhas e reserve.
- 4
Montagem:
Unte um pirex com margarina. Coloque a 1ª e 3ª camadas de berinjelas e a 2ª e 4ª de batata. Sempre intercalando o molho bolonhesa. Finalize com o creme branco, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 40 minutos.
Informações adicionais
Dica: Coloque uma forma de alumínio embaixo do refratário para não sujar o forno caso o molho suba. Fazendo com 24 horas de antecedência, fica mais saboroso.




