Ingredientes (4 porções)
- 1 filé-mignon suíno (600 g)
- 3 colheres (de sopa) de azeite, dividas
- sal e pimenta a gosto
- 2 colheres (de sopa) de manteiga, em temperatura ambiente
- 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
- 1 cebola grande do tipo chalota cortada bem fina (ou 1/2 cebola roxa)
- 3 copos de cogumelos frescos, cortados em tiras (ou 1 lata em conserva)
- 3 dentes de alho amassados
- 1 colher (de chá) de tomilho picado
- 3/4 copo de vinho tinto seco
- 2 copos de água quente com caldo de carne diluído (1 cubinho)
- suco de 1/2 limão
- 2 colheres (de chá) de salsinha fresca picada
Modo de preparo
- 1
Preaqueça o forno a 220°C e separe uma forma onde caiba a carne de porco.
- 2
Retire o excesso de gordura da carne, principalmente a capa mais grossa. Espalhe 1 colher de azeite sobre a carne e tempere com sal e pimenta a gosto.
- 3
Numa panela grande, aqueça 1 colher de azeite e coloque a carne para fritar, virando os lados (cerca de 3 minutos por lado), para que crie uma camada dourada.
- 4
Em seguida, transfira a carne para a forma e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
- 5
Retire a carne do forno, coloque papel alumínio sobre a forma (sem apertar) e deixe a carne descansar por 15 minutos antes de cortar para servir.
- 6
Em um potinho, misture bem a manteiga e a farinha, até formar uma pasta. Reserve.
- 7
Assim que colocar a carne no forno, comece a fazer o molho, usando a mesma panela. Volte a panela ao fogo, acrescentando 1 colher de azeite, e doure a cebola por cerca de 3 minutos. Adicione cogumelos, alho, tomilho e uma pitadinha de sal. Deixe refogando por 6 minutos.
- 8
Acrescente o vinho e misture bem, para que o fundo da panela fique limpo. Cozinhe até que o vinho evapore quase por completo.
- 9
Adicione a água quente com o caldo de carne, abaixe o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar por 5 minutos. Coloque a mistura da farinha com a manteiga e mexa constantemente, até que tenha dissolvido. Cozinhe por mais alguns minutos, até obter um molho cremoso e consistente.
- 10
Prove e adicione sal, se necessário. Acrescente o suco do limão e a salsinha.
- 11
Depois de deixar a carne descansar por 15 minutos, corte os pedaços na diagonal e sirva com o molho bem quente.
Informações adicionais
Dicas e opções: A carne de porco pode ser substituída por 4 medalhões grandes de filé-mignon. A mistura da manteiga com a farinha pode ser usada para engrossar diversos tipos de molhos e caldos e evita a formação de pelotas. A técnica, francesa, chama-se beurre manié. Esta receita é rápida de fazer mas, não vou negar, é um pouco trabalhosa. Minha dica para o sucesso é ler a receita inteira antes para entender o passo a passo. Separar e picar todos os ingredientes antes de começar a fazer também ajuda muito. Quanto melhor o caldo de carne, mais saboroso vai ser o resultado. Vale a pena caprichar na escolha do ingrediente, ou mesmo optar pela versão caseira.