Antecipe-se untando a forma (utilizei aquela redonda com um furo no centro) com uma colher (chá) de óleo e uma fina camada de trigo ou fubá. Em seguida, preaqueça o forno.
Utilizando um garfo, amasse muito bem as bananas pratas.
Em uma tigela média, misture o leite, os ovos, o adoçante e a essência de baunilha até formar um líquido uniforme.
Acrescente a metade da aveia em flocos finos e mexa bem.
Acrescente as bananas amassadas e misture novamente.
Junte o restante da aveia à massa.
Peneire o fermento sobre a massa, mexendo suavemente.
Despeje o conteúdo do bolo na forma e coloque para assar a 200 ºC, durante 40 minutos. O bolo crescerá pouco. Para verificar se o mesmo está assado por dentro, espete uma faca e, se não sair "suja" demais, pode retirar do forno. Eu deixei por 50 minutos pois estava em dúvida se a massa interna estava crua ou não.
Como essa receita é uma modificação light de outra já existente, a massa interna sai naturalmente do forno grudando. Mas, após alguns minutos ela enrijece, mantendo uma consistência fofa.
Espere esfriar um pouco, desenforme o bolo e divida-o em 16 partes. Polvilhe canela em pó a gosto e sirva-se!
Informações Adicionais
Dica: Cada fatia tem em média 60 calorias. Você pode adicionar outros ingredientes à massa e calcular a quantidade de calorias que cada fatia passará a ter. Eu não gosto tanto de canela, mas já fiz uma versão sem a essência de baunilha e com a canela em pó polvilhada na massa crua e ficou ótimo também. A receita original sugere o uso de 1/2 xícara de uvas passas adicionadas à massa. Que tal usar também maçã, banana ou frutas cristalizadas picadas?
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Lindamaris
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
[email protected].