250 g de lagostim limpo (pode ser a cauda do lagostim com casca, ou sem se preferir)
1 limão siciliano
250 g de arroz arbóreo (ou outro arroz para risoto de sua preferência)
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de folhas de tomilho limão
1/2 xícara de chá de parmesão ralado
50 g de manteiga
1 copo de vinho branco seco
3 colheres de sopa de azeite
1 litro de água
sal a gosto
Modo de Preparo
Com um zester ou ralador fino raspe a casca do limão siciliano. Reserve.
Numa caneca, ferva toda a água com o suco do limão. Reserve.
Em uma panela derreta a manteiga e acrescente os lagostins. Refogue por cerca de 3 minutos mexendo um pouco.
Retire do fogo e reserve os lagostins com o caldo que formou na panela e coloque em um recipiente. Reserve.
Na mesma panela, sem lavar, coloque as 3 colheres de azeite e a cebola. Refoque até a cebola ficar translúcida e acrescente o arroz (nunca lave o arroz de risoto, assim vc conserva o amido que vai dar a cremosidade do risoto). Acrescente o vinho e mexa bastante, mas com delicadeza para não quebrar os grãos. Você irá notar que o liquido vai começar a ficar espesso, então coloque 2 conchas da água com limão e continue mexendo delicadamente.
Quando a água ficar mais cremosa, acrescente mais 3 conchas e mexa. Experimente um grão de arroz, se estiver al dente, mas ainda com um gosto um pouco farinhento (como se só o centro do grão ainda estiver cru), coloque o queijo ralado e os lagostins com o caldo que deixou reservado e não precisa mais ficar mexendo.
Quando estiver no ponto ainda com uma boa quantidade de líquido cremoso, coloque o tomilho e as raspas de limão. Desligue o fogo e aguarde 2 a 3 minutos antes de servir.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Paula Campos Sargi
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.
Mudamos o nome dessa receita! O TudoGostoso se posiciona a favor da igualdade racial e contra qualquer tipo de preconceito, por isso agora essa receita deliciosa se chama Risoto de lagostim com limão siciliano.
Adorei a receita! Recomendo!!