2 pacotes de fermento biológico (20g) ou 2 colheres de sopa
2 colheres de açúcar
2 ovos (1 para a massa do pão e outro para passar nos pães antes de irem para o forno)
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de chá de sal
1 xícara de leite morno
Sementes de mostarda (pode substituir por gergelim ou papoula)
Modo de Preparo
Comece cortando a cebola grande e ralando na parte menor do ralador, desta forma os pedaços de cebola não aparecem muito na massa.
Depois leve a cebola ralada ao forno em temperatura média com um fio generoso de azeite para que possam assar levemente, só para tirar a crocância.
Enquanto isso misture a farinha com o fermento para pães e o açúcar e acrescente o leite morno (se o leite ficar muito quente pode matar o fermento e fazer com que o pão não cresça).
Deixe essa mistura crescer por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, misture à massa o ovo, a margarina, o sal e, por fim, as cebolas (que não devem estar muito quentes).
Sove bem a massa e, se necessário, adicione um pouco mais de farinha até a massa estar elástica e desgrudando da mão.
Mas coloque aos pouquinhos, para não passar do ponto e ficar duro demais.
Deixe essa massa crescendo por volta de 20 minutos em um local onde não haja corrente de vento – dentro do forno, por exemplo.
Depois desse tempo dê o formato que você achar bacana para seu pão e deixe crescer por mais 20 minutos.
Quando seus pães estiverem bem crescidos, pincele-os com a mistura de um ovo inteiro com 2 colheres de sopa de água. Jogue as sementes de mostarda por cima dos pães e leve-os ao forno preaquecido em temperatura média até que fiquem douradinhos.
Se quiser congelar, coloque seus pães já prontos em um saco plástico e leve ao congelador por até uma semana.
Na hora de comer, basta levar os pães congelados mesmo ao forno na temperatura mínima até que fiquem macios novamente.
Este pão fica uma delícia! Sugiro que antes de cozinhar a cebola que adicione um pouquinho de orégano, coloque ele na mão e esfregar uma mão na outra para que o orégano se desmantele virando um pó. Fica muito bom, vale a pena.
A receita apresentada nesta página foi enviada por
Mara
através
desta página.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail
info@tudogostoso.com.br.
Mudamos o nome dessa receita! O TudoGostoso se posiciona a favor da igualdade racial e contra qualquer tipo de preconceito, por isso agora essa receita deliciosa se chama Pão de cebola.
Este pão fica uma delícia! Sugiro que antes de cozinhar a cebola que adicione um pouquinho de orégano, coloque ele na mão e esfregar uma mão na outra para que o orégano se desmantele virando um pó. Fica muito bom, vale a pena.