Ingredientes (5 porções)
-
1 kg de farinha de trigo
-
50 g de sal
-
1 litro de água
-
1 tablete de fermento biológico
Modo de preparo
- 1
Dissolva o sal na água.
- 2
Acrescente a farinha de trigo.
- 3
Misture bem.
- 4
Sove bastante a massa e divida em 5 bolas (que se transformarão em 5 discos de pizza).
- 5
Trabalhe com farinha extra à mão.
- 6
Não se esqueça que dependendo da umidade da farinha ou da região onde está sendo feita, pode haver a necessidade de colocar um pouco mais de farinha para que ela não fique grudenta (o ponto da massa está bom quando tocamos a massa com os dedos e ela volta à forma original aos poucos).
- 7
Deixe descansar em superfície enfarinhada, cobertas com um pano e sem corrente de ar. Normalmente 2 horas são suficientes, porém em dias mais frios este tempo pode aumentar. Quando dobrar de volume abra a massa.
- 8
Se for assar em forno à lenha, recheie a massa ainda crua.
- 9
Se for assar em forno à gás, asse os discos em temperatura bem alta, em forno pré-aquecido, com 2 colheres de molho de tomate para evitar que a massa cresça como um pão sírio. Estes discos pré assados podem ser congelados.
Veja também…
Informações adicionais
Obs.: Importante salientar que a farinha deve ser de boa qualidade. Dê preferência para as mais brancas e mais finas. Originalmente esta massa é feita com uma farinha conhecida como 00 (zero zero), infelizmente quando encontramos tal farinha aqui nas lojas com produtos importados o preço é proibitivo, portanto uma boa farinha nacional dá um bom resultado.







