Ingredientes (10 porções)
-
500 g de bacalhau desfiado
-
6 batatas grandes
-
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
-
1 cebola grande batida no liquidificador sem caldo
-
1 molho de salsa e cebolinha picada
-
100 g de azeitonas pretas picadas
-
2 ovos inteiros sem pele da gema
-
1 caixa de creme de leite sem soro
-
Queijo parmesão
Modo de preparo
- 1
Para dessalgar o bacalhau ferva-o de 2 a 3 vezes. Quando já estiver dessalgado, junte as batatas descascadas para cozinhar juntoe tomar gosto. Quando as batatas estiverem boas, retire-as e amasse bem.
- 2
Limpe o bacalhau e tome cuidado com as espinhas. Deixo-o metade desfiado e a outra metade em pedaços maiores.
- 3
Faça um purê de batata e misture a salsa, os ovos, o creme de leite, a farinha, a azeitona e a cebola (picada ou triturada. Caso triture, retire o excesso de água). Veja se o purê está bom de sal. Caso não esteja acerte o sal.
- 4
No final misture o bacalhau desfiado. Coloque a maior parte da massa no pirex untado com azeite. Depois espalhe os pedaços maiores de bacalhau por cima da massa na travessa. Termine colocando o restante da massa por cima.
- 5
Para gratinar misture uma gema com azeite e uma pitada de sal. Espalhe por cima com as costas da colher. Para finalizar polvilhe queijo ralado a gosto.
- 6
Leve ao forno médio até dourar as laterais.





