• Entrar
  • Cadastrar
'Vou tomar um tacacá': prato do Norte do Brasil viraliza após show do RBD; chef explica motivo de tremor na boca causado pela receita

O que é o tacacá? Saiba mais sobre o prato típico do Pará que viralizou em canção de Joelma e foi parar até no show do RBD.

O tacacá, receita típica do Norte do Brasil, foi citado em show do RBD (Foto: Divulgação Iris Alves/Luis Vinhão)

"Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa, pois quando chego no Pará, me sinto bem, o tempo voa”: esse trecho da música “Voando pro Pará”, de Joelma, foi cantado pelo mexicano Christian Chávez, do RBD, durante show da “Soy Rebelde Tour” e despertou a curiosidade de muitos sobre o tacacá, prato típico da culinária paraense.

O que é o tacacá? Quem explica é o chef Pedro Amaral, do restaurante Namazônia, especializado em culinária do Norte e localizado em São Paulo. “O prato é uma sopa quente e revigorante, preparada à base de tucupi, um caldo amarelo extraído da mandioca brava, servido camarões secos, jambu (erva que causa uma leve dormência na boca), e goma de tapioca”, conta Pedro.

Por que o jambu causa dormência e tremor na boca?

O tacacá é uma iguaria de origem indígena, típica da região amazônica, e de acordo com o chef, o que causa a sensação de dormência e formigamento é um composto presente nas folhas jambu, o espilantol.

Trata-se de um agente anestésico local, que age bloqueando temporariamente os receptores de dor na boca e resulta em diferentes experiências sensoriais. "É um prato que aquece o corpo e a alma, e causa aquele tremor gostoso na língua, proporcionando uma experiência única para quem o degusta", destaca Pedro.

Além de ocasionar aumento das buscas pela explicação sobre o prato, o especialista em cozinha também aponta que, mesmo com a onda de calor, a viralização do hit de Joelma fez crescer a procura pelo prato em cerca de 70%.

E você sabia que o jambu também está presente em outros itens típicos da culinária do Norte do Brasil e também em bebidas? Arroz de jambu, pato no tucupi e cachaça de jabu são alguns das mais populares.

Veja também:

- Cupuaçu, guaraná e mais: conheça 5 ingredientes populares na gastronomia nortista;

- Açaí é um dos pratos favoritos de Bruna Marquezine: atriz lista preferências culinárias do Brasil

Temas relacionados