
A planta jiboia é a planta perfeita para dar um toque especial na sua decoração (Créditos: Shutterstock)
Nos últimos anos, as plantas se tornaram uma verdadeira tendência de decoração. Com diversas opções para deixar a sua casa mais viva, as plantas não são apenas um elemento decorativo, mas também uma forma de deixar o ambiente mais arejado e fresco, funcionando quase como um umidificador natural. A jiboia é uma delas, uma planta trepadeira, que além de ser fácil de cuidar, traz beleza e elegância para a decoração.
Seja na sala de estar, banheiro, varanda ou no escritório, essa planta se adapta bem a diferentes ambientes. Com folhas que mesclam tons de verde-claro e escuro, a planta jiboia é muito famosa no Brasil, sendo muito comum em jardins grandes e árvores. Agora, ela também ganhou destaque dentro de casa, preenchendo os mais variados espaços. Para conhecer melhor essa planta e aprender a cuidar, confira a matéria completa!
Com cuidar da planta jiboia?
Também conhecida como hera-do-diabo, essa planta pode ser cultivada em vasos em formato de cuia, pois não precisa de recipientes muito fundos. Na hora de regar é importante estar atento a quantidade, já que a jiboia prefere solos úmidos, mas não encharcados.
Durante as estações mais quentes, regar de duas a três vezes por semana é suficiente; já no inverno, a frequência deve ser reduzida. Uma boa dica é sempre verificar o solo antes de regar, para garantir que ele não esteja muito molhado. Além disso, recomenda-se trocar o substrato a cada três meses, enriquecendo-o com matéria orgânica para manter a planta saudável.
Outro cuidado importante é evitar o sol direto, pois a exposição prolongada pode queimar as folhas da jiboia. Como essa planta cresce rapidamente, pode ser necessário podar quando ela ultrapassar a área desejada, ajudando a mantê-la no tamanho ideal para o ambiente. Esses cuidados simples garantem que a jiboia permaneça bonita e saudável por muito tempo.
Qual é o melhor lugar para colocar a planta?
A jiboia é uma planta que aprecia a luz do sol, mas também se adapta bem a locais com meia-sombra, desde que não fique exposta à luz solar direta por longos períodos. Dessa forma, você pode deixá-la próxima de uma janela, na sala de estar, no escritório ou até mesmo no banheiro, já que se adapta facilmente a ambientes internos.
Como a jiboia é uma planta trepadeira, uma dica interessante é deixá-la em um vaso no alto, pendurada, permitindo que seu caule cresça em direção ao chão, formando uma bela cascata de folhas. Isso a torna um ótimo elemento de decoração em estantes ou prateleiras, desde que o local ofereça espaço suficiente para seu crescimento.
Veja mais:
Planta da felicidade: essa flor delicada arranca sorrisos, deixa o ambiente lindo e ainda é fácil de cultivar em vaso
7 plantas de interior que quase ninguém lembra e renovam a energia da cozinha: são elegantes e decorativas
Planta da fortuna: ainda dá tempo de ter uma zamioculca em casa para receber 2025 com muita prosperidade; saiba como cuidar dessa plantinha