• Entrar
  • Cadastrar
7 truques de limpeza infalíveis que você PRECISA conhecer; o último vai te deixar de queixo caído

Com essas dicas de limpeza você nunca mais passará por sufocos na hora da faxina.

Dicas de limpeza para deixar sua casa nos trinques. (créditos: Shutterstock)

Truques de limpeza são sempre uma mão na roda na hora da faxina. Inclusive, muitas vezes eles são a nossa única salvação depois de várias tentativas de eliminar sujeiras, odore e manchas. Se você tem uma rotina corrida, essas dicas são ainda mais úteis, já que elas costumam ser bem práticas e ainda ajudam a otimizar a higienização da sua casa e dos seus objetos.

Pensando nisso, o TudoGostoso separou 5 truques de limpeza infalíveis para facilitar os cuidados com o seu lar. O melhor de tudo é que você só vai precisar de alguns ingredientes que todo mundo tem em casa - e que você provavelmente nem fazia ideia de que eles poderiam ser tão úteis. Confira.

Dicas de limpeza que vão mudar a sua vida

Bicarbonato de sódio para desentupir ralos

O bicarbonato de sódio é um ingrediente multiuso na limpeza. Entre tantas utilidades, uma das mais vantajosas é a sua capacidade de desentupir ralos, principalmente os da pia da cozinha e banheiro. Por conta das suas propriedades abrasivas, o bicarbonato quebra as partículas de gordura que ficam impregnadas na tubulação, impedindo o fluxo de água. Basta jogar ½ xícara de bicarbonato e ½ de vinagre. O vinagre, nesse caso, faz o bicarbonato de sódio espumar, facilitando a sua ação.

Vinagre ajuda a desentupir chuveiro

Quando você liga o chuveiro e sai pouca água, há grandes chances dele está entupido. Para resolver o problema, uma dica é colocar um pouco de água em um saco plástico e amarrar na cabeça do chuveiro, de modo que o ingrediente consiga ficar em contato direto com os os furinhos por onde sai a água. O vinagre dissolve os sedimentos acumulados na base do aparelho, permitindo que a água consiga passar pelos orifícios sem nenhuma dificuldade. Deixe o chuveiro assim por pelo menos umas 8 horas.

Limão para retirar odores do micro-ondas

Se você esquentou ou cozinhou um alimento no micro-ondas e o cheiro não sai de jeito nenhum, não se preocupe. Basta cortar um limão em 4 pedaços e colocar em um copo com água. Em seguida, leve para esquentar no micro-ondas por cerca de 2 minutos. Em seguida, espere por mais 5 minutos antes de abrir o aparelho. Durante esse tempo, o vapor da mistura de água com limão age nas paredes do eletrodoméstico e elimina a gordura e o mau cheiro no seu interior. Depois, é só abrir o micro-ondas e deixar a porta aberta por mais uns minutos para circular o ar.

Água quente facilita limpeza de paredes e chão da cozinha

Se você sente que os produtos de limpeza que costuma usar na limpeza da cozinha não são suficientes para remover toda a sujeira, aposte na água quente. A água em temperatura elevada é um desengordurante imbatível, pois ela quebra as moléculas de gordura com mais facilidade. É só misturar com um desinfetante comum e passar pelas superfícies. O truque funciona para limpar chão, azulejos, pia, armários e no exterior de eletrodomésticos como micro-ondas, fogão e geladeira.

Vinagre para limpar blindex e retirar manchas de gordura

Limpar blindex parece um desafio, mas o vinagre torna tudo mais fácil. Tudo o que você precisa fazer é molhar todo o vidro e, em seguida, aplicar vinagre e esfregar com uma esponja macia. Deixe agir por uns 10 minutos e depois lave o blindex com água. Não se esqueça de passar um pano seco para remover o excesso de água, pois se você deixar secar naturalmente, a superfície pode ficar com manchas.

Solução caseira remove gordura do fogão sem arranhar

Quando o seu fogão está muito engordurado, a primeira coisa que vem à mente é esfregar com força. O problema é que essa atitude pode arranhar o aparelho. Mas existe um jeito de limpar bem o fogão sem precisar fazer muito esforço. Prepare uma solução de água quente com bicarbonato de sódio e vinagre branco. Depois, borrife na superfície do fogão e passe o pano para remover o excesso. Tanto o bicarbonato quanto o vinagre têm ação desengordurante e ajudam a retirar toda a sujeira de um jeito rápido e fácil.

Maionese facilita remoção de cola de adesivo

Sabe aquele resíduo de cola que fica quando você retira o adesivo de uma superfície? É possível remover essa sujeirinha passando um pouco de maionese por cima. Isso mesmo que você acabou de ler. O truque é bem inusitado, mas garantimos que ele funciona. A dica vale para vidros, plásticos, paredes, madeira, metal e outros materiais. Você também pode aproveitar o ingrediente para remover rótulos e etiquetas de recipientes de vidro e potes no estilo tupperware. Depois do uso, é só passar um pano úmido ou lavar com água corrente para retirar o excesso de maionese.

Veja também:

Arrumar os tupperwares vazios era um caos na cozinha até que encontrei essa solução boa, original e muito prática
Como desentupir boca de fogão: aprenda truques e economize no conserto

Temas relacionados