Ingredientes (12 porções)
-
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite integral
-
1 colher (chá) rasa de sal
- 2 colheres (sopa) bem cheias de polvilho azedo
-
1 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
- 4 a 5 xícaras (chá) de legumes frescos diversos a gosto (cenoura, chuchu, batata, vagem, brócolis etc)
-
2 ovos grandes
-
1 colher (sopa) de cebola
- suco de um limão galego (verde)
Modo de preparo
- 1
Em uma panela com água fervente e uma pitada de sal, cozinhe os ovos por 15 minutos.
- 2
Em seguida, espere esfriar bem, retire as cascas e reserve.
- 3
Corte os legumes em pequenos quadradinhos e cozinhe em água com sal a gosto até ficarem consistentes, mas não desmanchando.
- 4
Peneire os legumes e reserve.
- 5
Coloque o leite, o polvilho azedo e uma colher (chá) rasa de sal em uma panela, aqueça e mexa continuamente até formar um mingau bem consistente.
- 6
Coloque o mingau, o azeite, o suco do limão, a cebola e os ovos no liquidificador e bata até formar um creme bem homogêneo.
- 7
Prove se o sal está a gosto, adicione sal e bata mais um pouco, caso queira mais salgado.
- 8
Coloque os legumes em uma vasilha marinex redonda de 20 cm, coloque o mingau e misture tudo até ficar homogêneo.
- 9
Deixe na geladeira na parte mais fria (perto das carnes) por pelo menos 1 hora antes de servir.
- 10
Sirva sozinho ou com arroz branco.
Informações adicionais
Dica: como os ovos são cozidos, a maionese dura até 3 dias na geladeira. O creme base pode ser utilizado para diversas receitas que pedem maionese industrializada.
