• Entrar
  • Cadastrar
Pão caseiro, fofinho e saboroso
Comente esta receita
Pão caseiro, fofinho e saboroso@ Alfredo Hiluany Junior
Compartilhar
Imprimir
Avatar de Alfredo Hiluany Junior
Por Alfredo Hiluany Junior

Ingredientes (4 porções)

  • fermento biológico3 tabletes de 15 g cada de fermento biológico
  • ovo2 ovos médios
  • farinha de trigo1 kg de farinha de trigo sem fermento
  • açúcar3 colheres (sopa) cheias de açúcar
  • 1 colher (sopa) com sal
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga ou margarina sem sal
  • leite400 ml de leite
  • água200 ml de água
  • 1 porção pequena de fubá

Modo de preparo

Modo de preparo :
  1. 1

    Esquente o leite, a água e o açúcar até atingir temperatura "morna" a ponto de suportar o calor do liquido ao tocar com a pele (mergulhar o dedo no recipiente para verificar a temperatura).

  2. 2

    Junte os 3 tabletes de fermento e bata no liquidificador até ter certeza que está dissolvido o fermento, deixe descansar até o fermento começar a reagir.

  3. 3

    Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, os ovos e a manteiga ou margarina "como preferir", e despeje o líquido que está descansado.

  4. 4

    Mexa bem para fazer a mistura da massa, complete com fubá aos poucos até dar a consistência correta.

  5. 5

    Em uma mesa de granito ou mármore, passe margarina no local para sovar a massa.

  6. 6

    Sove e se necessário acrescente mais fubá, não passando do ponto, "por isso que seja aos poucos".

  7. 7

    Sove por 10 minutos aproximadamente, cubra a massa em um local que não seja gelado ou quente até ela dobrar de tamanho.

  8. 8

    Coloque a massa na mesa de granito novamente "untada com margarina" e abra a massa com um rolo. Corte a massa em 4 partes, é possível rechear os pães ou apenas enrolar as tiras de massa para fazer os pães.

  9. 9

    Unte a forma com margarina e fubá, coloque os pães separados com espaço, "pois ele cresce" e deixe novamente descansar.

  10. 10

    Assim que notar que começaram a crescer, ligue o forno em 180° C, por cerca de 5 minutos e coloque-os no forno.

  11. 11

    Vá verificando a fornada, pois o tempo varia de forno para forno, estará pronto, em média, em 30 minutos.

Veja também…

arrow icon
Pão caseiro fofinho
Pão caseiro fofinho
Pão Caseiro Fofinho
Pão Caseiro Fofinho
Pão caseiro fofinho da Rosa
Pão caseiro fofinho da Rosa
arrow icon
Categorias relacionadas
Denunciar conteúdo Para garantir segurança no processo, a denúncia só pode ser feita usando uma conta Gmail.
Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.