Ingredientes (10 porções)
-
1 kg de peito de frango
-
400 g de bacon em cubinhos
-
1 kg de mandioca
-
1 litro de leite
-
1 frasco de leite de coco (200 ml)
-
1 caixinha de creme de leite
-
3 colheres de azeite de dendê
-
2 tabletes de caldo de galinha
-
3 tomates
-
1 cebola média
-
1 pimenta de cheiro
-
alho a gosto
-
azeite de oliva a gosto
-
cheiro verde a gosto (salsa ou coentro)
-
sal a gosto
-
colorau a gosto
Modo de preparo
- 1
Cozinhe o peito de frango até chegar ao ponto para desfiar, tempere a gosto ou somente com sal, em seguida, desfie e deixe esfriar.
- 2
Frite o bacon somente com meia colher de azeite de oliva, em seguida, retire da panela e o deixe esfriar.
- 3
Cozinhe a mandioca com pouco sal , escorra e deixe esfriar.
- 4
Com o auxilio de um liquidificador, coloque 1/2 litro de leite, o leite de coco e metade da mandioca cozida, bata em seguida, coloque em uma vasilha, e bata mais meio litro de leite com restante da mandioca e o creme de leite.
- 5
Pique os tomates , a cebola e a pimenta de cheiro e bata no liquidificador até obter um molho.
- 6
Em uma panela grande, doure o alho no azeite e coloque o molho, quando o molho entrar em fervura , adicione o outro que você reservou na vasilha.
- 7
Adicione o colorau a gosto, e os 2 tabletes de caldo de galinha, cuidado com o colorau, ele só irá modificar a cor do molho quando o mesmo entrar em fervura.
- 8
Deixe o molho entrar em fervura e adicione o frango desfiado, o bacon, e as 3 colheres de azeite de dendê, cozinhe sempre mexendo por aproximadamente 40 minutos em fogo médio, em seguida adicione o cheiro verde picadinho.
- 9
É importante sempre experimentar um pouco para ter a certeza de que o sal está a seu gosto.
- 10
Quando pronto, o molho fica bem grosso e abaixa aproximadamente 2 dedos do ponto inicial de fervura na panela.
- 11
Um bom apetite.






