• Entrar
  • Cadastrar
Bacalhau à moda dos Fonsecas
Comente esta receita

Faça esta receita e compartilhe sua foto!

Compartilhar
Imprimir
Avatar de Deise
Por Deise

Ingredientes (10 porções)

  • peixe bacalhau dessalgado1,5 kg de bacalhau dessalgado e cortado em pedaços
  • 1/2 kg de batatas médias (cortadas ao meio)
  • 1/2 kg de mandioca (cortada em pedaços de uns 4 centímetros aproximadamente cozidas na panela de pressão até ficar quase pronta)
  • 3 pimentões (um vermelho, um verde, um amarelo) fatiado na altura
  • 3 cebolas grandes cortadas em fatias bem largas,
  • 15 folhas de couve ou 1 brócolis grande (em pedacinhos)
  • 4 tomates maduros fatiados
  • 8 ovos cozidos cortados pela metade
  • azeiteAzeite (do bom) a gosto
  • alho3 dentes de alho inteiros
  • Sal, pimenta-do-reino a gosto, orégano
  • folha de louro2 folhas de louro

Modo de preparo

Modo de preparo :
  1. 1

    Com o bacalhau já dessalgado, cozinhe o bacalhau até ficar no ponto e retire da água.

  2. 2

    Reserve.

  3. 3

    Numa frigideira, coloque azeite e a cebola e frite só até murchar um pouquinho a cebola. Reserve.

  4. 4

    Experimente a água que cozinhou o bacalhau pra ver em que ponto está o sal (se este caldo estiver muito salgado ou sem sal, acerte), tempere este caldo com o alho, folhinhas de louro e a pimenta-do-reino.

  5. 5

    Cozinhe neste caldo os vegetais (não cozinhar o tomate), primeiro a batata, depois coloque os demais vegetais (colocando para cozinhar em ordem do mais demorado para o mais rápido a ser cozido).

  6. 6

    Com todos os vegetais cozidos e reservados, monte o prato.

  7. 7

    Primeiro numa travessa grande faça uma cama com as cebolas fatiadas, arrumando e espalhando os pedaços de batata, os pedaços de mandioca, os pedaços de bacalhau, a couve (faça trouxinhas de couve) e se for brócolis (os galhinhos). Decore colocando por cima as tiras dos pimentões coloridos e os tomates fatiados (crus). Arrume também os ovos com a parte cortada pra cima. Regue com bastante azeite, salpique pimenta do reino e orégano.

  8. 8

    Coloque com cuidado um pouco do caldo no fundo da travessa (1 cm mais ou menos) e leve ao forno para aquecer - quando o caldo do fundo estiver quente. Está pronto para ser servido.

Veja também…

arrow icon
Bacalhau à moda espanhola
Bacalhau à moda espanhola
Bacalhau à moda portuguesa
Bacalhau à moda portuguesa
Bacalhau à moda do mestre
Bacalhau à moda do mestre
Folhado de Bacalhau à moda do Chef
Folhado de Bacalhau à moda do Chef
Bacalhau à Moda do Chefe
Bacalhau à Moda do Chefe
Salada de bacalhau à moda
Salada de bacalhau à moda
Escondidinho de bacalhau à moda
Escondidinho de bacalhau à moda
Bacalhau à moda brasileira
Bacalhau à moda brasileira
arrow icon

Informações adicionais

Obs.: Todos os vegetais terão que ser cozidos meio "al dente" pois ainda, depois de montado o prato, irão ao forno por uns 15 minutos mais ou menos. Quando for decorar o prato com os tomates fatiados, salpique um pouco de sal por cima do tomate. A mandioca pode ser substituida por cenouras. coloquei na receita a opção da couve ou do brocólis, mas coloco os dois. A cebola pode ser misturada aos outros ingredientes na montagem do prato, mas como aqui em casa alguns não gostam de cebola, fazendo assim, quem não gosta, não as pega lá do fundo.

Categorias relacionadas
Denunciar conteúdo Para garantir segurança no processo, a denúncia só pode ser feita usando uma conta Gmail.
Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.